IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção industrial mantém retração em julho, aponta indicador da CNI

19/08/2016 11h46

(Atualizada às 11h41) O índice de evolução da produção industrial do país, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), permaneceu em 46,6 pontos em julho, o mesmo resultado registrado em junho, de acordo com a pesquisa "Sondagem Industrial" divulgada nesta sexta-feira.

O indicador varia de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 representam queda na produção em relação ao mês anterior. Dessa forma, a produção continuou em retração em julho, com a mesma intensidade registrada em junho.

"O desempenho da indústria em julho pouco se alterou na comparação com os meses anteriores", avaliou, em nota, a entidade patronal.

Já o indicador de nível de emprego na indústria foi de 45,1 pontos no último mês, ante 44,6 pontos em junho. Dessa forma, o emprego no setor caiu menos em julho do que em junho.

O porcentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu para 65% no mês passado, ante 64% em junho. Já em relação a julho de 2015, a UCI caiu já que ela estava em 66% no sétimo mês de 2015.

O indicador relativo à utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou julho em 36,5 pontos, frente a 36,1 pontos em junho. Ou seja, a diferença entre a utilização da UCO em relação ao usual foi menor em julho do que em junho.

Os estoques, por sua vez, continuaram em queda em julho, mas com menos força do que em junho. O índice de evolução de mercadorias estocadas foi de 48,9 pontos no último mês. Em junho, esse indicador foi de 47,8 pontos.

Esse resultado fez com que o indicador de estoques efetivos/planejados permanecesse perto dos 50 pontos. Em julho, foi de 49,8 pontos, ante 49,3 pontos em junho.

Expectativas

Em agosto, as expectativas da indústria melhoraram em agosto, com alta em todos os indicadores. O que teve a maior alta foi o de demanda, que chegou a 55 pontos em agosto ante 52,9 pontos em julho. Esse é o maior resultado em dois anos, destacou a entidade patronal. "Os empresários mostram expectativas cada vez mais positivas", apontou.

Nessa pesquisa, quanto maior a distância da linha divisória dos 50 pontos, maior o otimismo ou o pessimismo para os próximos seis meses.

Em seguida vem o indicador de compra de matérias-primas, que chegou a 51,9 pontos em agosto frente a 50,8 pontos em julho. O indicador de quantidade exportada também chegou no mesmo patamar em agosto, mas saiu de 51,8 pontos em julho.

Já o indicador de número de empregados continua abaixo dos 50 pontos, mas diminuiu sua diferença da linha divisória. Ele chegou a 47,8 pontos em agosto frente a 46,3 pontos em junho.

A intenção de investimento, por sua vez, cresceu e atingiu 42 pontos em agosto ante 41,4 pontos em julho. Esse índice em particular não é calculado levando em conta a linha dos 50 pontos que separa o otimismo do pessimismo, ele vai de zero a cem, quanto mais próximo de cem, maior a intenção de investir.

A pesquisa da CNI foi feita com 2,532 mil empresas de todo o país entre os dias 1º e 11 de agosto.