Ônibus de São Paulo testa pagamento com cartão de crédito e débito
Dez ônibus da região metropolitana de São Paulo começaram, na segunda-feira (17), a receber pagamento da passagem por meio de cartões de crédito, débito e pré-pago que tenham a função de pagamento por aproximação (leia mais abaixo).
O projeto é testado nos ônibus da linha intermunicipal 376 (Diadema – São Paulo) da empresa Metra, que atende a região metropolitana de São Paulo e a zona sul da capital paulista. A linha transporta, em média, 12 mil passageiros por dia.
O novo serviço faz parte de um projeto piloto da empresa Autopass em parceria com a Mastercard e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).
Cadastro de cartões
O pagamento da passagem é feito por aproximação, e não é preciso que o cliente digite a senha do cartão.
Não é possível, porém, fazer o pagamento pelo novo sistema com qualquer cartão. O passageiro precisa, primeiro, ter um cartão com a tecnologia "contactless" (sem contato), que permite o pagamento por aproximação. Por enquanto, só estão passando cartões da bandeira Mastercard.
Quem não tem cartão com essa tecnologia deve verificar sua disponibilidade junto à empresa emissora do cartão (bancos e financeiras).
Durante essa fase de testes, é necessário também fazer um cadastro na Autopass pelo email autopass@inpresspni.com.br ou pelo telefone (11) 4871-1494.
A fase de testes deve durar de 30 a 45 dias, e o sistema passará por ajustes após o período. A empresa espera implantar o serviço em outros ônibus de São Paulo a partir de janeiro do ano que vem.
Outros locais
Segundo a Mastercard, há previsão de testes semelhantes no transporte público do Rio de Janeiro (RJ), ainda neste mês, nas principais estações do ramal Deodoro.
Em Curitiba (PR), o projeto está previsto para novembro nos ônibus da região metropolitana. As datas de início não foram divulgadas.
A expectativa da empresa é levar a tecnologia de pagamento sem contato para as principais capitais do país até dezembro de 2017.
Em março deste ano, outro sistema de pagamento com cartão já havia sido implantado em alguns ônibus de Jundiaí, em SP, mas com a necessidade de digitação da senha do cliente.
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