IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maior avião do mundo dá adeus ao Brasil e decola de Guarulhos para o Chile

Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo
Imagem: Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/11/2016 23h27

O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, decolou do aeroporto de Guarulhos (SP) às 22h30 desta terça-feira (15), com destino ao Chile. A previsão inicial era que a aeronave sairia as 8h da manhã desta terça-feira, mas um atraso no carregamento de um transformador adiou a decolagem.

A decolagem reuniu muitos curiosos no saguão do aeroporto e foi transmitida ao vivo por uma página do Facebook especializada em aviação. Quando o avião finalmente levantou do solo, foi muito aplaudido.

No Brasil, o gigante recebeu um transformador de 155 toneladas que será transportado até Santiago. O equipamento será utilizado no complexo elétrico de Nehuenco, em substituição a um outro transformador que sofreu um incêndio.

Esta é a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda maior do mundo. O recorde pertence ao transporte de um gerador entre Frankfurt, na Alemanha, e Yerevan, na Armenia. O equipamento tinha 16,23 metros de comprimento, 4,27 metros de largura e pesava 190 toneladas.

Esta é a segunda vez que o gigante veio ao Brasil. A primeira viagem ao país aconteceu em 2010, quando o avião trouxe equipamentos de grande porte para a Petrobras.

Maior avião do mundo atrai fãs e curiosos no aeroporto de Guarulhos - Werther Santana/Estadão Conteúdo - Werther Santana/Estadão Conteúdo
Maior avião do mundo atrai fãs e curiosos no aeroporto de Guarulhos
Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Viagem até o Brasil

O avião fica baseado em Kiev, na Ucrânia, e começou sua viagem ao Brasil na última quinta-feira. No entanto, toda a programação quase foi arruinada já na primeira etapa.

Após pousar em Leipzig, na Alemanha, um dos motores sofreu um pequeno incêndio. Os danos puderam ser reparados rapidamente e, no sábado, o avião seguiu para Reykjavik, na Islândia.

O Antonov ainda fez uma parada em Groose Bay, no Canadá, antes de chegar a Houston, nos Estados Unidos. Da cidade norte-americana, decolou na noite de domingo com destino ao Brasil.

Sua primeira parada foi no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde pousou por volta das 11h da segunda-feira, atraindo vários curiosos. De lá, seguiu para o aeroporto de Guarulhos, onde pousou próximo à meia-noite.

Maior avião do mundo - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
O Antonov An-225 pousou em Viracopos na manhã de segunda-feira (14)
Imagem: Lucas Lima/UOL

Único no mundo

O maior avião do mundo foi construído entre 1984 e 1988 para transportar o ônibus espacial soviético Buran – que fez apenas um voo não tripulado – até a sua base de lançamento.

O avião fez seu primeiro voo em 1988 e começou a operar no ano seguinte. No início, havia a intenção de produzir outras unidades do modelo, mas o fim da União Soviética e o colapso do programa espacial cancelaram a produção do avião.

Em 1994, o Antonov An-225 chegou a ser aposentado. Sete anos mais tarde, no entanto, passou por uma reforma e voltou à atividade. Desde então, tem sido utilizado para o transporte de cargas pesadas e operações humanitárias, como o terremoto no Haiti, em 2010, e o tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.

O gigante dos ares tem capacidade total de carga de até 250 toneladas. Um boeing 747-8 pode transportar até 140 toneladas e um Airbus A330 até 70 toneladas.

Maior avião do mundo pousa no aeroporto de Guarulhos (SP)

UOL Notícias