IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Maior avião do mundo está em Guarulhos e parte esta noite para o Chile

Bruno Bocchini

Da Agência Brasil

15/11/2016 14h29

O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, deve deixar o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) na noite desta terça-feira (15) com destino ao Chile.

O gigante veio ao Brasil para buscar um gerador de 155 toneladas, fabricado em Guarulhos, e que será levado ao país vizinho.

A partida estava prevista para as 8h, mas foi adiada para as 19h30.

Maior avião do mundo atrai fãs e curiosos no aeroporto de Guarulhos - Werther Santana/Estadão Conteúdo - Werther Santana/Estadão Conteúdo
Maior avião do mundo atrai fãs e curiosos no aeroporto de Guarulhos
Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo

O Antonov, de fabricação ucraniana, o único desse modelo em operação no mundo, pousou no Brasil inicialmente no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na segunda-feira (14), para pegar um equipamento que será usado no embarque do gerador. 

Maior avião do mundo - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
O Antonov An-225 pousou em Viracopos na manhã de segunda-feira (14)
Imagem: Lucas Lima/UOL

O avião tem 84 metros de comprimento e pesa 175 toneladas, sem carga e sem combustível.

O gerador transportado pelo Antonov tem capacidade suficiente para abastecer 65 mil casas. Essa foi a segunda vez que o Antonov veio ao Brasil. A primeira foi no início de 2010.

Projetado e desenvolvido na antiga União Soviética (URSS), o Antonov tinha originalmente o objetivo de ser um meio de transporte do Buran, o ônibus espacial soviético. No entanto, com o fim da URSS, a aeronave passou a ser usada com fins civis para o transporte de cargas extraordinariamente grandes.

Maior avião do mundo pousa em Campinas

UOL Notícias