Preços de material escolar em São Paulo variam até 457%, diz Procon
Os preços de material escolar chegam a variar até 457,14% de uma loja para outra na capital paulista, segundo pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta terça-feira (3).
A pesquisa comparou os preços de 214 produtos, como lápis, caneta, caderno, giz de cera e borracha, em dez estabelecimentos de São Paulo.
A maior variação, de 457,14%, foi a de um lápis, que registrou o preço de R$ 1,95 na papelaria mais cara e de R$ 0,35 na mais barata.
Dos itens pesquisados nesse ano, 168 também estavam na pesquisa que o Procon-SP realizou no ano passado. Comparando somente esses 168 produtos, os preços dos materiais escolares subiram, em média, 12,97% de 2016 para 2017.
Dicas para economizar
O Procon-SP dá algumas orientações para os pais economizarem com a lista de material escolar. Veja algumas dicas abaixo:
- Verifique se você já tem algum item da lista em casa, em condições de uso;
- Veja se a lista contém material de uso coletivo, como de higiene e limpeza ou de escritório. A escola não pode pedir esse tipo de produto;
- Tente se reunir com outros pais para uma compra coletiva. Algumas lojas dão desconto para compras em grande quantidade;
- Evite materiais estampados com personagens infantis ou infanto-juvenis. Por serem licenciados, eles costumam ser mais caros que os outros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.