IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Salário das mulheres só será igual ao dos homens em 170 anos, segundo ONG

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 16h17

A igualdade salarial entre gêneros no mundo ainda está longe de ser alcançada, de acordo com relatório da ONG britânica Oxfam divulgado nesta segunda-feira (16). O documento diz que, no ritmo atual, serão necessários 170 anos para que as mulheres recebam salários equivalentes aos dos homens.

As mulheres ganham de 31% a 75% menos do que os homens, segundo o relatório. "Essa situação se deve, em parte, à discriminação pura e simples, já que as mulheres recebem salários mais baixos pelo mesmo trabalho, mas também ao fato de as mulheres concentrarem-se em empregos de menor remuneração e em tempo parcial", diz a ONG.

No Oriente Médio e no Norte da África, somente um quarto das mulheres participa da força de trabalho, ainda de acordo com o relatório. "Quando entram no mercado de trabalho, a probabilidade de mulheres não serem protegidas por uma legislação trabalhista é maior que a dos homens", afirma a ONG.

O documento divulgado pela Oxfam nesta segunda-feira, intitulado "Uma economia para 99%", também aponta que oito bilionários detêm a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial. No Brasil, são seis pessoas que acumulam a mesma riqueza que mais de 50% da população com menos renda do país.

OIT fala em 70 anos para igualdade salarial

Outro relatório, no entanto, sugere um prazo menor para a igualdade salarial entre gêneros. No ano passado, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) afirmou que vai levar mais de 70 anos para que as mulheres tenham salário equivalente ao dos homens.

Segundo o documento da OIT, as mulheres ganham 77% do salário que os homens recebem para executar o mesmo tipo de função.