Bolsas

Câmbio

Juros

Bancos anunciam redução nas taxas de juros após decisão do BC

Do UOL, em São Paulo

Ao menos três dos principais bancos brasileiros --Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco-- anunciaram que vão baixar as taxas de juros de algumas de suas linhas de crédito. A decisão dos três bancos veio logo após o Banco Central decidir cortar a taxa básica de juros (Selic) de 13% para 12,25% ao ano.

Desde o final de 2016 o governo vem pressionando para que os bancos reduzam os juros. Uma das medidas adotadas foi limitar o uso do rotativo do cartão a 30 dias. Com isso, os juros só poderão ser cobrados até o vencimento da fatura seguinte, e não jogados para frente como era feito.

O Itaú informou que vai repassar integralmente o corte de 0,75 ponto percentual na Selic para suas linhas de crédito para consumidores e empresas. Isso deve beneficiar clientes que usam empréstimo pessoal, cheque especial, cartão de crédito e financiamento de veículos, segundo o banco. Para micro e pequenas empresas, caem as taxas do cheque especial, capital de giro e contas garantidas. O Itaú não informou quando as novas taxas devem entrar em vigor.

No caso do Bradesco, a taxa de juros mínima do crédito pessoal foi reduzida de 1,89% para 1,83% ao mês, enquanto a máxima passou de 7,72% para 7,66% ao mês, segundo o banco. Para empresas, a menor taxa da linha de capital de giro cai de 3,49% para 3,43% ao mês, enquanto a máxima recua de 6,95% para 6,89% mensais. As novas taxas do Bradesco valem a partir de 1º de março.

O Banco do Brasil anunciou que vai reduzir as taxas para os consumidores, com destaque para financiamento imobiliário, cheque especial e crédito consignado. O BB também diz que reduzirá em até 0,12 ponto percentual ao mês os juros em linhas de crédito para capital de giro para micro e pequenas empresas, com destaque para operações de recebíveis.  As taxas entram em vigor a partir de 1º de março.

(Com Reuters)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos