Reino Unido lança nova moeda de uma libra
Na véspera de oficialmente abrir o processo do Brexit, país lança uma nova moeda de uma libra esterlina. Com uma forma de 12 lados, estima-se ser uma das mais bonitas e seguras do mundo.
A nova moeda britânica de uma libra com os símbolos de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte entrou em circulação nesta terça-feira (28), na véspera do lançamento oficial do processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).
A moeda dodecagonal –de 12 lados– traz a primeira mudança em sua forma desde sua introdução em 1983.
O Ministério das Finanças do Reino Unido afirmou que a nova moeda é "a mais segura do gênero no mundo", o que torna mais fácil evitar falsificações.
As novas moedas de uma libra são mais finas, mais leves e ligeiramente maiores do que as antigas e têm uma imagem semelhante a um holograma que muda do símbolo de libra para o número um quando visto de ângulos diferentes.
"Manter-se à frente de falsificadores sofisticados continua sendo um desafio constante, e essa moeda ajuda nesta batalha", disse o chefe da Casa Real de Cunhagem, Adam Lawrence.
Estima-se que cerca de 3% das moedas arredondadas sejam falsas, somando um total de 50 milhões de moedas falsas em circulação no Reino Unido.
A antiga moeda de uma libra deixará de ter curso legal em 15 de outubro. Estima-se que aproximadamente 400 milhões de moedas antigas ainda estejam em porquinhos-cofres em todo o país.
A nova moeda dodecagonal mostra o retrato da rainha Elizabeth 2ª em um lado, enquanto ostenta a rosa da Inglaterra, o cardo da Escócia, o alho-porro do País de Gales e o trevo da Irlanda do Norte do outro lado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.