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Governo suspende a venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras no país

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Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

02/06/2017 13h26Atualizada em 02/06/2017 17h44

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decidiu, nesta sexta-feira (2), suspender temporariamente a venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras por causa de reclamações dos clientes. A suspensão começa a valer a partir da próxima sexta-feira (9). 

Entre as operadoras, estão Caixa Seguradora (10 planos), Unimed Norte/Nordeste (3 planos) e Geap (2 planos) --esta última é responsável pelos planos de saúde dos servidores públicos federais. A lista com todos os planos suspensos pode ser vista no site da ANS

O UOL entrou em contato com a Caixa Seguradora e a Geap, por meio das respectivas assessorias de imprensa. A Caixa disse que não irá se manifestar. A Geap informou, em nota (leia a íntegra abaixo), que "tem apresentado uma melhora gradativa e constante em seu desempenho" e que "não mede e nem medirá esforços para aprimorar a qualidade da assistência em saúde oferecida".

A reportagem não conseguiu contato com a Unimed Norte/Nordeste.

Nada muda para quem já é cliente

Os planos de saúde suspensos têm, juntos, 739,2 mil clientes. Para quem já é cliente, nada muda.

O objetivo é evitar que as operadoras vendam seus produtos a novos clientes antes de resolverem os atuais problemas.

Demora no atendimento e exames negados

Entre as reclamações estão problemas com a cobertura do plano, como demora no atendimento e exames negados. De 1º de janeiro a 31 de março de 2017, a ANS recebeu 14.537 reclamações contra os planos de saúde em seus canais de atendimento.

Além de terem a venda suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

Se melhorarem o serviço prestado e tiverem redução do número de reclamações, as operadoras poderão ter a comercialização liberada daqui a três meses, de acordo com a ANS.

De volta ao mercado

Paralelamente, seis operadoras poderão voltar a comercializar 30 planos que estavam impedidos de serem vendidos. De acordo com a agência, isso acontece quando há comprovada melhoria no atendimento aos clientes.

Das seis operadoras, três foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos, e três tiveram reativação parcial.

Resposta de empresa

Leia a íntegra da resposta enviada pela Geap.

"Sobre a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em suspender, temporariamente, a venda de alguns planos de saúde, a Geap tranquiliza seus beneficiários e informa:

Permanecem inalteradas as comercializações dos Planos GEAPEssencial, GEAPReferência e GEAPClássico. Está suspensa, temporariamente, a comercialização dos planos GEAPSaúde II e GEAPFamília.

Conforme notícia veiculada pela ANS, a medida entrará em vigor a partir do dia 9 de junho de 2017. A partir desta data, não será possível incluir novos beneficiários nos planos GEAPSaúde II e GEAPFamília, com exceção de novo cônjuge, filhos do titular e de beneficiários em exercício dos direitos previstos nos artigos 30 e 31 da Lei no 9.656/98.

É importante destacar que, no último mês do segundo Ciclo de Monitoramento (abril/maio/junho), a Geap já apresentou redução de 30% no número de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs) quando comparado ao primeiro ciclo (janeiro/fevereiro/março).

A Operadora tem apresentado uma melhora gradativa e constante em seu desempenho anual pela avaliação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, também atribuído pela ANS. Em 2016, a instituição garantiu uma das melhores posições, entre as Autogestões de planos de saúde.

A Geap não mede e nem medirá esforços para aprimorar a qualidade da assistência em saúde oferecida. Nosso compromisso é melhorar a classificação em todos os índices de avaliação, analisados pela ANS."