Governo suspende a venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras no país
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decidiu, nesta sexta-feira (2), suspender temporariamente a venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras por causa de reclamações dos clientes. A suspensão começa a valer a partir da próxima sexta-feira (9).
Entre as operadoras, estão Caixa Seguradora (10 planos), Unimed Norte/Nordeste (3 planos) e Geap (2 planos) --esta última é responsável pelos planos de saúde dos servidores públicos federais. A lista com todos os planos suspensos pode ser vista no site da ANS.
O UOL entrou em contato com a Caixa Seguradora e a Geap, por meio das respectivas assessorias de imprensa. A Caixa disse que não irá se manifestar. A Geap informou, em nota (leia a íntegra abaixo), que "tem apresentado uma melhora gradativa e constante em seu desempenho" e que "não mede e nem medirá esforços para aprimorar a qualidade da assistência em saúde oferecida".
A reportagem não conseguiu contato com a Unimed Norte/Nordeste.
Nada muda para quem já é cliente
Os planos de saúde suspensos têm, juntos, 739,2 mil clientes. Para quem já é cliente, nada muda.
O objetivo é evitar que as operadoras vendam seus produtos a novos clientes antes de resolverem os atuais problemas.
Demora no atendimento e exames negados
Entre as reclamações estão problemas com a cobertura do plano, como demora no atendimento e exames negados. De 1º de janeiro a 31 de março de 2017, a ANS recebeu 14.537 reclamações contra os planos de saúde em seus canais de atendimento.
Além de terem a venda suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.
Se melhorarem o serviço prestado e tiverem redução do número de reclamações, as operadoras poderão ter a comercialização liberada daqui a três meses, de acordo com a ANS.
De volta ao mercado
Paralelamente, seis operadoras poderão voltar a comercializar 30 planos que estavam impedidos de serem vendidos. De acordo com a agência, isso acontece quando há comprovada melhoria no atendimento aos clientes.
Das seis operadoras, três foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos, e três tiveram reativação parcial.
Resposta de empresa
Leia a íntegra da resposta enviada pela Geap.
"Sobre a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em suspender, temporariamente, a venda de alguns planos de saúde, a Geap tranquiliza seus beneficiários e informa:
Permanecem inalteradas as comercializações dos Planos GEAPEssencial, GEAPReferência e GEAPClássico. Está suspensa, temporariamente, a comercialização dos planos GEAPSaúde II e GEAPFamília.
Conforme notícia veiculada pela ANS, a medida entrará em vigor a partir do dia 9 de junho de 2017. A partir desta data, não será possível incluir novos beneficiários nos planos GEAPSaúde II e GEAPFamília, com exceção de novo cônjuge, filhos do titular e de beneficiários em exercício dos direitos previstos nos artigos 30 e 31 da Lei no 9.656/98.
É importante destacar que, no último mês do segundo Ciclo de Monitoramento (abril/maio/junho), a Geap já apresentou redução de 30% no número de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs) quando comparado ao primeiro ciclo (janeiro/fevereiro/março).
A Operadora tem apresentado uma melhora gradativa e constante em seu desempenho anual pela avaliação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, também atribuído pela ANS. Em 2016, a instituição garantiu uma das melhores posições, entre as Autogestões de planos de saúde.
A Geap não mede e nem medirá esforços para aprimorar a qualidade da assistência em saúde oferecida. Nosso compromisso é melhorar a classificação em todos os índices de avaliação, analisados pela ANS."
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