IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Prévia' do PIB encolhe 0,51% em maio, mas sobe 1,4% em um ano, diz BC

Do UOL, em São Paulo

14/07/2017 08h39Atualizada em 14/07/2017 09h07

A atividade econômica caiu 0,51% em maio na comparação com abril, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto). O resultado frustrou as expectativas de analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que previam crescimento de 0,5%.

Os números do BC consideram o chamado ajuste sazonal. Quando são comparados dados de períodos diferentes (ex: março em relação a fevereiro, ou 1º trimestre em comparação com o 4º trimestre), analistas costumam descontar as diferenças sazonais. 

Em relação a maio do ano passado, a economia teve crescimento de 0,04%, quando se consideram as diferenças sazonais, e de 1,4% quando elas não são consideradas. 

Quando são analisados períodos iguais, mas de anos diferentes (ex: maio de 2017 e maio de 2016), não é necessário aplicar o ajuste sazonal.

Considerando o acumulado do ano, o indicador encolheu 0,05% e, em 12 meses, caiu 2,23%.

Os dados oficiais, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostraram que a economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, porém, o PIB encolheu 0,4%. 

Economistas ouvidos pelo Banco Central esperam que o PIB cresça 0,34% neste ano, enquanto o próprio BC prevê crescimento de 0,5%.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias