Reino Unido lança nota de 10 libras com retrato da escritora Jane Austen

Do UOL, em São Paulo

  • Chris J. Ratcliffe/AFP Photo

    Nova nota de 10 libras é feita de plástico, mais seguro e durável que o papel

    Nova nota de 10 libras é feita de plástico, mais seguro e durável que o papel

O Bank of England, o banco central do Reino Unido, lançou nesta terça-feira (18) uma nota de 10 libras com o retrato da escritora britânica Jane Austen (1775-1817), autora do livro "Orgulho e Preconceito".

O lançamento marca o aniversário de 200 anos da morte da escritora, considerada uma das maiores romancistas da Inglaterra.

A nova nota de 10 libras é feita de plástico, material considerado mais seguro e durável que o papel, e deve entrar em circulação a partir de setembro. Ela vai substituir a atual nota de mesmo valor, estampada pelo geneticista Charles Darwin, que será retirada de circulação aos poucos.

Abaixo do retrato da escritora, a nota traz a frase "I declare after all there is no enjoyment but reading" ("Declaro, afinal de contas, que não há prazer que não seja a leitura", em tradução livre), retirada do livro "Orgulho e Preconceito".

Austen é a terceira mulher a estampar uma nota de dinheiro na Inglaterra. Além da rainha Elisabeth 2ª, presente em várias cédulas e moedas, a reformista do século 19 Elizabeth Fry (1780-1845) foi homenageada nas notas de 5 libras.

As notas com o retrato de Fry, no entanto, estão sendo substituídas pela nova, com a imagem do ex-primeiro-ministro Winston Churchill (1874-1965).

A escolha de Austen para a nota de 10 libras foi definida pelo Bank of England após uma petição com mais de 35 mil assinaturas pedindo para que uma mulher estampasse a cédula.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos