Governo apura suposto descaso com passageiros de Azul e Latam em Bariloche

O Ministério da Justiça informou nesta sexta-feira (21) que abriu investigação para apurar a conduta das empresas aéreas Latam e Azul. Passageiros ficaram retidos em Bariloche, na Argentina, em razão da nevasca que afetou a região Sul do país na última semana.
Segundo informações recebidas pela pasta, cerca de 9.000 pessoas teriam sido afetados e estariam sem adequada assistência. O ministério, via Secretaria Nacional do Consumidor, acionou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Ministério das Relações Exteriores para obter dados atualizados sobre a situação no aeroporto argentino e o tratamento dado às pessoas envolvidas.
As empresas Latam e Azul foram notificadas para apresentar as medidas tomadas quanto à assistência aos brasileiros e as ações para atender às demandas desses consumidores.
Nos dias 14 e 15 deste mês, auge da temporada de turismo na região, brasileiros relataram caos no aeroporto em Bariloche, por meio de redes sociais.
Os relatos apontam falhas no fornecimento de informação a suporte aos passageiros pelas companhias aéreas. Na ocasião, a temperatura local chegou a -24,5°C e provocou o fechamento do aeroporto e o consequente atraso nos pousos e decolagens.
Em nota, a Azul informou que dois voos --um com origem e outro com destino em Bariloche-- foram cancelados no sábado (15) "devido às condições meteorológicas adversas no aeroporto argentino". Os passageiros afetados foram realocados em outros voos realizados no domingo (16), segundo a empresa. A Azul também informou que prestou "toda a assistência necessária" e "lamenta eventuais transtornos ocorridos a seus clientes".
A Latam informou que ainda não foi notificada sobre o caso, mas prestará todos os esclarecimentos necessários ao órgão.
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