Bolsas

Câmbio

'Inflação do aluguel' fecha setembro em 0,47%; em 12 meses, preços caíram

Do UOL, em São Paulo

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), considerado a 'inflação do aluguel', fechou setembro em 0,47%, após avançar 0,1% no mês passado, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (28). 

Mesmo com a alta nos preços registrada neste mês, o IGP-M acumulado em 12 meses é negativo (-1,45%), o que significa que os preços caíram no período. No acumulado deste ano, o índice é de -2,1%. 

O IGP-M é utilizado como referência para o reajuste de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis e de energia elétrica.

Alívio para o consumidor

Os dados divulgados pela FGV mostram que o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do indicador geral, subiu 0,74% em setembro, após variação negativa de 0,05% em agosto.

Os Bens Intermediários passaram a subir 0,62%, após queda de 0,08% no mês anterior, com destaque para a alta de combustíveis e lubrificantes para a produção.

Para os consumidores, os preços caíram, uma vez que o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30% no IGP-M, recuou 0,09% no mês, após subir 0,33% em agosto.

Segundo a FGV, o maior responsável por essa queda foi o grupo Habitação, que recuou 0,24%, influenciado principalmente pela conta de luz residencial.

Já o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) registrou alta de 0,14% em setembro, após subir 0,4% em agosto.

(Com Reuters)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos