Planos de saúde lideram ranking de reclamação pelo 3º ano seguido, diz Idec
O setor de planos de saúde foi o campeão de reclamações de consumidores ao Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) no ano passado. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (12), as queixas relacionados a operadoras de saúde somaram 23,4% do total em 2017.
Com esse número, o setor encabeça o ranking de reclamações pelo terceiro ano seguido, após ser alvo de 28,06% das queixas em 2016 e de 32,7% em 2015.
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Segundo o Idec, a maior parte das reclamações dos consumidores são relativas a aumentos supostamente abusivos dos planos, especialmente os empresariais e coletivos. Além disso, têm incomodado os usuários as negativas de cobertura e a falta de informações sobre os planos.
O Idec recebeu em 2017 um total de 3.800 chamados com reclamações e dúvidas.
Produtos, bancos e telecomunicações
Em segundo lugar no ranking das reclamações ficaram as queixas relativas à compra de produtos, com 17,8%. A maior parte das reclamações foi relativa a defeitos e ao descumprimento de ofertas anunciadas.
O setor ultrapassou o ramo dos serviços financeiros, no qual se encontram os bancos, por exemplo, que ficou em terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%. O ramo tinha ocupado a vice-liderança das queixas nos dois anos anteriores. A maior parte das queixas se relacionava a problemas com cartão de crédito, conta corrente e crédito pessoal.
Os serviços de telecomunicações, incluindo telefonia móvel e fixa e TV por assinatura, ficaram como o quarto lugar entre os mais questionados nos contatos com o Idec. Do total, 15,8% das ligações foram motivadas pela relação com essas empresas. A TV por assinatura é a maior fonte de reclamações, seguida pelos problemas com telefonia e internet.
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