ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Reajuste do Bolsa Família deve sair até o mês que vem, diz novo ministro

Marcelo Brandão e Yara Aquino

Da Agência Brasil

10/04/2018 18h53Atualizada em 10/04/2018 19h11

O novo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, disse que o reajuste do programa Bolsa Família ainda não foi definido, mas que pode ser anunciado em maio ou ainda este mês. "As propostas estão colocadas, há uma discussão ainda dentro do governo para definição dos percentuais, da forma de fazer esse reajuste, e acredito que ainda em abril ou maio teremos essa definição e o anúncio do reajuste do Bolsa", disse.

Beltrame tomou posse nesta terça-feira (10) como chefe da pasta, no lugar de Osmar Terra. O antigo ministro chegou a dizer que o reajuste seria anunciado em março, o que acabou não ocorrendo. Beltrame acrescentou que o governo pensa em um reajuste maior que a inflação --medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Leia também:

"Estamos trabalhando com percentuais acima do IPCA, que é 2,95%, não temos ainda uma definição. Construímos vários cenários para apresentar ao presidente [Michel] Temer e à equipe econômica e, em breve, acredito que tenhamos uma definição", disse ele.

Em junho de 2016, o governo --com Temer ainda como interino na presidência-- reajustou o benefício em 12,5%.

Perfil do novo ministro

O ministro do Desenvolvimento Social é Alberto Beltrame, que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta desde maio de 2016. Ele é médico pediatra, especialista em administração hospitalar e mestre em gestão de sistemas de saúde.

Na área de assistência social, foi presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e diretor do Trabalho na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul. Ele assume no lugar de Osmar Terra.

Mais Economia