IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Paulo Guedes anuncia secretários de futuro Ministério da Economia

Paulo Guedes, futuro ministro da Economia - Wilton Junior/Estadão Conteúdo/AE
Paulo Guedes, futuro ministro da Economia Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo/AE

Do UOL, em São Paulo

08/12/2018 10h44

O futuro ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, anunciou na manhã deste sábado (8) os nomes que devem comandar as secretarias que irão compor o novo ministério. O Ministério da Economia, a ser formalmente criado no novo governo e assumido por Guedes, é uma fusão dos atuais ministérios da Fazenda, Planejamento e parte do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Veja os nomes anunciados por meio de nota de sua assessoria de comunicação: 

  • Secretário-executivo: Marcelo Guaranys 

É servidor da carreira de Analista de Finanças e Controle do Tesouro Nacional e o atual Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República. É bacharel em Economia e em Direito e mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília. Foi diretor-presidente e diretor de Regulação Econômica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Assessor Especial para infraestrutura na Casa Civil.

  • Secretário Geral da Fazenda: Waldery Rodrigues Júnior

Engenheiro formado pelo ITA, mestre e doutor em economia pela University of Michigan e UnB, respectivamente, tem larga experiência no setor público (pesquisador concursado pelo IPEA e Consultor do Senado Federal na área Política Econômica. Desde 2016 estava cedido do Senado para a Assessoria Especial do Ministério da Fazenda. Já exerceu diversos cargos no Ministério da Fazenda, no IPEA, no Senado e preside o Conselho Fiscal da BB-Corretora.

  • Secretário Geral Adjunto da Fazenda: Esteves Colnago

Analista do Banco Central do Brasil desde 1998, Colnago é mestre em Economia pela Universidade de Brasília e já exerceu os cargos de Secretário-Executivo Adjunto dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, de Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, de Presidente dos Conselhos do BNDES, do IRB e do CRSFN. Atualmente, exerce o cargo de Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

  • Secretário Geral de Desburocratização, Gestão e Governo Digital: Paulo Uebel

Possui mestrado em administração pública pela Columbia University, é bacharel em ciências jurídicas e sociais pela PUC-RS, especialista em direito tributário, financeiro e econômico pela UFRGS, e especialista em liderança global pela Georgetown University. Foi Secretário Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, CEO da WeWork Brasil e CEO Global do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais. Antes, foi diretor executivo do Instituto Millenium, fundado por Guedes para promover o liberalismo econômico.

  • Secretário Geral Adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital: Gleisson Cardoso Rubin 

Servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (MG). Foi Secretário de Gestão da Política de Direitos Humanos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, presidente da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento. Hoje é o Secretário-executivo do Ministério do Planejamento.

  • Secretário Geral de Produtividade e Competitividade: Carlos da Costa

Economista, Mestre e PHD (ABD) pela UCLA, bacharel em economia pela UERJ, Costa foi executivo nos setores de educação e serviços profissionais. Recentemente, foi Diretor de Planejamento, Crédito e Tecnologia do BNDES. Antes disso, presidiu o Instituto de Performance e Liderança, foi executivo residente no JP Morgan e sócio-diretor do Ibmec Educacional, onde fundou e dirigiu a Faculdade em São Paulo. Atuou como consultor em empresas e programas de governo, em especial nas áreas relacionadas a desenvolvimento, produtividade e mercado de capitais.