IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BNDES divulga lista com os 50 maiores clientes do banco; Petrobras lidera

Do UOL, em São Paulo

18/01/2019 08h19

O site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) inaugurou nesta sexta-feira (18) uma ferramenta de consolidação de dados sobre seus 50 maiores clientes dos últimos 15 anos. Segundo o BNDES, a Petrobras lidera a lista de maiores tomadores de empréstimos do banco, seguido por Embraer e Norte Energia.

Além de um ranking dos maiores clientes do BNDES, é possível encontrar no site informações sobre contratos de exportações brasileiras de engenharia para obras no exterior, principais projetos e empresas sócias do banco, por exemplo.

Veja os maiores tomadores de empréstimos do BNDES desde 2004: 

  1. Petrobras
  2. Embraer
  3. Norte Energia
  4. Vale
  5. Construtora Odebrecht
  6. Estado de São Paulo
  7. Transportadora Associada de Gás (TAG)
  8. Tim
  9. Telefônica Brasil
  10. Fiat Chrysler  

Clique aqui para ver a lista completa.

Consulta simplificada

Parte das informações já estava disponível na página do BNDES, mas, segundo o banco, a consulta aos dados foi facilitada.

"A ferramenta permite ao usuário ver cada operação efetuada com os 50 maiores tomadores de recursos dos últimos 15 anos (2004 a 2018), além de disponibilizar recortes trienais. Anteriormente, para chegar a esse tipo de resultado, era necessário buscar por informações em diferentes páginas e, às vezes, por diferentes linhas de financiamento", informou o BNDES, em nota.

Ainda de acordo com o BNDES, o site possibilita "saber se os recursos emprestados pelo banco para os maiores clientes foram por meio de empréstimos ou de investimento em renda variável, por compra de ações negociáveis ou por outras formas do BNDES entrar na estrutura societária da empresa".

"Tire suas conclusões", diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro divulgou a ferramenta do BNDES em seu Twitter. "Ainda vamos bem mais a fundo! BNDES divulga interessante link identificando os países que usaram os recursos financeiros do Brasil e os motivos dos empréstimos. Tire suas conclusões", afirmou. 

"Caixa-preta"

Desde a campanha eleitoral, Bolsonaro afirmou que era preciso abrir o que considera como "caixa-preta do BNDES", numa referência aos empréstimos feitos pelo banco na gestão petista.

Os valores contratados por operações estão disponíveis no site do BNDES pelo menos desde 2012, mas, a partir de 2015 o BNDES vem ampliando a quantidade de informações, incluindo juros, prazos e garantias. No fim de novembro passado, o banco passou a informar o ritmo de desembolsos de cada operação de crédito e o retorno líquido de cada investimento em ações. 

Em entrevista ao UOL, o ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro disse que é preciso "ir até o fim" na apuração da acusação de que haveria uma "caixa-preta" na instituição e que, se isso não for comprovado, é necessário um pedido de "desculpas".

(Com Estadão Conteúdo)

Bolsonaro promete abrir "caixa-preta" de bancos públicos

Band Notí­cias