PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Mídia e Marketing

Número de anunciantes na mídia cresce 10% em 2018, aponta estudo

Levantamento aponta mais de 34 mil novos anunciantes em 2018 - Shutterstock
Levantamento aponta mais de 34 mil novos anunciantes em 2018 Imagem: Shutterstock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/02/2019 11h55

Cerca de 95 mil empresas anunciaram na mídia em 2018. Os dados são do levantamento anual da Kantar Ibope Media, que monitora a publicidade nos principais mercados do país. Segundo a empresa, os números apresentaram uma variação positiva de 10% em relação a 2017.

O comércio foi o setor que mais movimentou a compra de mídia em 2018, com alta de 15% em relação a 2017. O investimento do setor correspondeu a 18% do valor publicitário bruto medido pelo Ibope no ano passado. 

Novos anunciantes em 2018

Ainda segundo o levantamento, foram mais de 34 mil novos anunciantes em 2018, que representaram 35% do total das marcas que investiram em mídia no ano. 

"A ampliação da nossa cobertura em meios como cinema e out of home, por exemplo, contribuiu para a ampliação de anunciantes. Mas é importante destacar o crescimento de novos anunciantes em todos os meios, com maior volume nos setores de serviços e comércio", declara Rita Romero, diretora de Business Insights & Development da Kantar Ibope Media.

No ano passado, o maior volume de comerciais foi durante o mês de novembro, quando ocorre a Black Friday no Brasil. Cerca de 1.040 novas campanhas foram veiculadas para a TV aberta apenas em São Paulo.

Vale ressaltar que os números não contabilizam os investimentos digitais feito no Facebook. A cobertura para o monitoramento de compra de espaço publicitário no meio digital inclui investimentos em sites e nos links patrocinados do Google.

Agências que mais investem

No ranking brasileiro das 50 maiores agências em investimento, a Y&R segue com a primeira colocação. My Agência, Africa, Ogilvy e Talent Marcel completam a lista das cinco primeiras.

Confira o ranking das agências que mais investiram, entre janeiro e dezembro de 2018:

  1. Y&R - R$ 4.847.303
  2. My Agência - R$ 3.771.044
  3. Africa - R$ 3.407.549
  4. Ogilvy - R$ 3.172.286
  5. Talent Marcel - R$ 3.059.806
  6. Artplan - R$ 2.929.377
  7. Leo Burnett - R$ 2.867.852
  8. Publicis - R$ 2.837.898
  9. DPZ&T - R$ 2.775.070
  10. AlmapBBDO - R$ 2.613.365

Os dados são baseados no espaço ocupado pelos anunciantes e na tabela de preço dos veículos. Os números não consideram os descontos negociados entre as partes e, portanto, não representam os investimentos reais de agências e anunciantes com a compra de espaços de mídia.
 

Mídia e Marketing