IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prévia da inflação avança a 0,34% em fevereiro; em 12 meses, é de 3,73%

Do UOL, em São Paulo

21/02/2019 09h05

IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15), considerado uma prévia da inflação oficial (IPCA), avançou a 0,34% em fevereiro, após ter ficado em 0,3% em janeiro. Apesar do avanço, juntamente com fevereiro de 2000 (0,34%), esta variação foi a menor para um mês de fevereiro desde o início do Plano Real, em 1994. 

O acumulado no ano ficou em 0,64% e nos últimos 12 meses, em 3,73%. Em fevereiro de 2018, a taxa havia sido de 0,38%. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Reajuste de mensalidades escolares

O IBGE destacou em fevereiro a influência da área de educação, que exerceu o maior impacto, com alta de 3,52% nos preços.

O movimento se deu devido aos reajustes praticados no início do ano letivo, principalmente a alta de 4,6% nas mensalidades dos cursos regulares, item que teve o maior impacto individual no índice do mês.

Alta de alimentos 

O preço de alimentação e bebidas, que tem forte peso sobre os bolsos dos consumidores, desacelerou a alta em fevereiro a 0,64%, de 0,87% no mês anterior, influenciado pela alimentação em casa.

Na outra ponta, os grupos transportes e vestuário apresentaram queda de preços em fevereiro, respectivamente de 0,46% e 0,92%.

Juros X Inflação

Os juros são usados pelo BC para tentar controlar a inflação. De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e forçar a queda dos preços. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para estimular o consumo.

Neste mês, o Comitê de Política Monetária do BC decidiu manter a taxa de juros em 6,5% ao ano, no menor nível da história (o Copom foi criado em 1996). 

Metodologia

O IPCA-15 refere-se às famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, considerada a inflação oficial; a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

(Com Reuters)

Por que a inflação no nosso bolso parece maior do que a inflação oficial?

UOL Notícias