Projeto na Câmara prevê que mulher vítima de violência doméstica saque FGTS
Um projeto de lei em tramitação da Câmara dos Deputados prevê a permissão de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por mulheres trabalhadoras vítimas de violência doméstica.
O Projeto de Lei 1379/19 altera as leis Maria da Penha (11.340/06) e do FGTS (8.036/90). Atualmente, o saque do FGTS é permitido em algumas situações, como despedida sem justa causa e aquisição de imóvel.
"Um dos fatores que mais sujeitam mulheres à subserviência e as mantém em um relacionamento abusivo em que são vítimas de todo tipo de violência é a dependência financeira total ou parcial do marido ou companheiro", afirma o autor da proposta, deputado Júnior (PSL-SP).
"Muitas mantêm-se junto ao agressor por não ter condições financeiras de recomeçar a sua vida", complementa. Segundo ele, o projeto visa "dar a chance de sobrevivência a mulher".
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Edição: Wilson Silveira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.