IPCA
0,51 Nov.2019
Topo

Air Europa recebe autorização da Anac para operar voos dentro do Brasil

Do UOL, em São Paulo

22/05/2019 17h57Atualizada em 22/05/2019 20h35

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou o pedido feito pela Globalia Linhas Aéreas, grupo que controla a companhia europeia Air Europa, para operar voos domésticos no Brasil. A empresa já opera voos internacionais, partindo dos aeroportos de Salvador e Recife para Madri, na Espanha.

É a primeira aérea totalmente estrangeira a entrar no Brasil para operar trechos internos. Empresas como a norueguesa Norwegian e a chilena Sky, que chegaram ao país recentemente, operam somente rotas entre o Brasil e cidades no exterior.

A concessão da agência de aviação acontece um dia depois de a Câmara dos Deputados aprovar a medida provisória (MP 863) que permitiu a entrada no mercado brasileiro de companhias com controle estrangeiro.

MP quase perdeu a validade

Editada em dezembro, nos últimos dias do governo Michel Temer, a "MP das aéreas" alterou o Código Brasileiro de Aeronáutica, que limitava a participação de estrangeiros a até 20% do capital das companhias com operação no Brasil.

Com o novo texto, os estrangeiros ficaram liberados para ter até 100% das aéreas, mas a medida dependia da aprovação no Congresso, que estava pendente, para não perder a validade e deixar de vigorar.

Aprovada também no Senado, a MP 863 segue agora para sanção presidencial.

(Com Estadão Conteúdo)

Economia