Air Europa recebe autorização da Anac para operar voos dentro do Brasil
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou o pedido feito pela Globalia Linhas Aéreas, grupo que controla a companhia europeia Air Europa, para operar voos domésticos no Brasil. A empresa já opera voos internacionais, partindo dos aeroportos de Salvador e Recife para Madri, na Espanha.
É a primeira aérea totalmente estrangeira a entrar no Brasil para operar trechos internos. Empresas como a norueguesa Norwegian e a chilena Sky, que chegaram ao país recentemente, operam somente rotas entre o Brasil e cidades no exterior.
A concessão da agência de aviação acontece um dia depois de a Câmara dos Deputados aprovar a medida provisória (MP 863) que permitiu a entrada no mercado brasileiro de companhias com controle estrangeiro.
MP quase perdeu a validade
Editada em dezembro, nos últimos dias do governo Michel Temer, a "MP das aéreas" alterou o Código Brasileiro de Aeronáutica, que limitava a participação de estrangeiros a até 20% do capital das companhias com operação no Brasil.
Com o novo texto, os estrangeiros ficaram liberados para ter até 100% das aéreas, mas a medida dependia da aprovação no Congresso, que estava pendente, para não perder a validade e deixar de vigorar.
Aprovada também no Senado, a MP 863 segue agora para sanção presidencial.
(Com Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.