Fraude pode causar cobrança indevida na sua aposentadoria; saiba corrigir
Todos os meses o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebe cerca de 3.000 pedidos contra cobranças indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas. Eles entram em contato com o órgão porque encontram descontos na sua folha de pagamento que não deveriam estar lá, geralmente vinculados a associações de aposentados.
As investidas dessas entidades sobre os beneficiários do INSS têm aumentado e motivado ações inéditas do próprio órgão para coibir fraudes. O instituto chegou a suspender o repasse dos descontos associativos a quatro entidades suspeitas de realizar os débitos sem a autorização dos segurados.
Para checar se está sendo cobrado de forma indevida, o beneficiário deve ficar de olho no seu extrato mensal. É lá que estarão indicados todos os descontos aplicados no benefício.
"O INSS só faz reajuste uma vez por ano, em janeiro. O valor do benefício não varia mês a mês. Se a aposentadoria veio menor, verifique no extrato o que gerou o desconto", afirmou o advogado Luiz Felipe Pereira Veríssimo.
Onde encontro o extrato do benefício do INSS?
A consulta pode ser feita pela internet, no aplicativo ou no site Meu INSS. É preciso cadastrar um login e senha e acessar a opção "Extrato de Pagamento de Benefício". O sistema mostrará os últimos extratos, indicando cada desconto feito no benefício (IR, empréstimo consignado etc.).
Os correntistas da Caixa e do Banco do Brasil também podem consultar o extrato no caixa eletrônico ou pelo internet banking.
O que pode ser descontado do benefício?
Pela lei, algumas cobranças são feitas diretamente na folha de pagamento:
- Imposto de Renda (só para quem ganha mais de R$ 1.903,98, ou mais de R$ 3.807,96 se tiver mais de 65 anos)
- Parcelas de empréstimos consignados e do cartão de crédito consignado
- Pensão alimentícia decretada pela Justiça
- Mensalidades de associações de aposentados legalmente reconhecidas, desde que autorizadas pelo beneficiário
Se for o caso, também podem ser cobradas contribuições devidas pelo segurado ao INSS ou a devolução de valores recebidos a mais.
Como cancelar uma cobrança indevida?
Basta ligar para o telefone 135 ou acessar o Meu INSS. Não é preciso ir até uma agência.
No site, acesse a opção "Agendamento/Requerimento", clique em "Novo Requerimento", depois em "Atualizações para manutenção do benefício" e, finalmente, selecione "Exclusão de desconto de mensalidade associativa".
No 135, escolha opção 2 para falar com o atendente e solicitar o bloqueio da cobrança.
O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Posso receber o dinheiro de volta?
Sim, mas, segundo especialistas, provavelmente terá que entrar na Justiça contra a associação. "O INSS não irá devolver os valores se não ficar provado que ele é responsável de alguma forma pela fraude", afirmou a advogada Patrícia Evangelista.
O advogado Veríssimo disse ainda que é possível pedir a devolução diretamente para a associação, porém, "uma ação na Justiça pode garantir, além do estorno, uma indenização por danos morais."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.