Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Todos a Bordo

O que significam os números nas cabeceiras das pistas dos aeroportos?

Os números na cabeceira das pistas dos aeroportos, como este em Guarulhos (SP), indicam orientação de bússola - Reprodução
Os números na cabeceira das pistas dos aeroportos, como este em Guarulhos (SP), indicam orientação de bússola Imagem: Reprodução

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2019 04h00

Todas as pistas dos aeroportos têm grandes números pintados próximos às cabeceiras. Eles são diferentes em cada extremidade da pista e têm a função de indicar aos pilotos a orientação magnética da bússola para os pousos e decolagens.

O sentido dos pousos e decolagens varia de acordo com a direção do vento. Em aeroportos com torre de controle, é o controlador que orienta qual cabeceira deve ser utilizada. Essa orientação é feita ao informar o número da cabeceira em uso. Em aeroportos sem torre de controle, é o próprio piloto quem decide o sentido dos pousos e decolagens e informa, pelo rádio, o número da cabeceira que será utilizada.

Como os números, o piloto consegue programar qual caminho deverá seguir na aproximação ou após a decolagem.

Embora o piloto possa verificar que está seguindo para a cabeceira correta pela bússola, a pintura na pista é mais uma confirmação visual para ele. Em aviões modernos, é possível programar tudo pelo piloto automático.

A maioria das aeronaves, porém, é bem mais simples, e o piloto depende quase exclusivamente da bússola. Por isso, determinar os números das cabeceiras de acordo com a orientação magnética é fundamental.

Os números das cabeceiras variam de 01 a 36, sempre com dois dígitos. Quando a cabeceira tem o número 27, significa que durante os pousos e decolagens a bússola marca 270°.

No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, os números são 02 e 20, enquanto Congonhas usa 17 e 35.

Quando há duas pistas paralelas em um mesmo aeroporto, as cabeceiras têm os mesmos números, já que estão na mesma direção. Por conta disso, ganham as letras L ou R para diferenciar as pistas da esquerda (left) e da direita (right) na visão do piloto. Se houver três pistas paralelas, a central ganha a letra C (center).

Com duas pistas, como no aeroporto Santos Dumont, no Rio, além do número há também as letras L (left) e R (right), de esquerda e direita - Reprodução - Reprodução
Com duas pistas, como no aeroporto Santos Dumont, no Rio, além do número há também as letras L (left) e R (right), de esquerda e direita
Imagem: Reprodução

Veja como são os pousos em alguns dos aeroportos mais assustadores

UOL Notícias