O que significam os números nas cabeceiras das pistas dos aeroportos?
Todas as pistas dos aeroportos têm grandes números pintados próximos às cabeceiras. Eles são diferentes em cada extremidade da pista e têm a função de indicar aos pilotos a orientação magnética da bússola para os pousos e decolagens.
O sentido dos pousos e decolagens varia de acordo com a direção do vento. Em aeroportos com torre de controle, é o controlador que orienta qual cabeceira deve ser utilizada. Essa orientação é feita ao informar o número da cabeceira em uso. Em aeroportos sem torre de controle, é o próprio piloto quem decide o sentido dos pousos e decolagens e informa, pelo rádio, o número da cabeceira que será utilizada.
Como os números, o piloto consegue programar qual caminho deverá seguir na aproximação ou após a decolagem.
Embora o piloto possa verificar que está seguindo para a cabeceira correta pela bússola, a pintura na pista é mais uma confirmação visual para ele. Em aviões modernos, é possível programar tudo pelo piloto automático.
A maioria das aeronaves, porém, é bem mais simples, e o piloto depende quase exclusivamente da bússola. Por isso, determinar os números das cabeceiras de acordo com a orientação magnética é fundamental.
Os números das cabeceiras variam de 01 a 36, sempre com dois dígitos. Quando a cabeceira tem o número 27, significa que durante os pousos e decolagens a bússola marca 270°.
No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, os números são 02 e 20, enquanto Congonhas usa 17 e 35.
Quando há duas pistas paralelas em um mesmo aeroporto, as cabeceiras têm os mesmos números, já que estão na mesma direção. Por conta disso, ganham as letras L ou R para diferenciar as pistas da esquerda (left) e da direita (right) na visão do piloto. Se houver três pistas paralelas, a central ganha a letra C (center).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.