Telefonica é autuada por cobranças indevidas; multa é de R$ 3,5 milhões
A Telefonica Brasil S.A. foi multada em mais de R$ 3,5 milhões pelo Procon-SP por violar o Código de Defesa do Consumidor ao emitir cobranças indevidas e enviar aos clientes serviços não solicitados por eles.
Em nota, o órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania informou que a autuação baseia-se em reclamações dos próprios consumidores.
"A empresa realizou cobranças irregulares dos consumidores exigindo pagamentos: sem que houvesse a prestação do serviço; por valores já pagos e por serviços já cancelados. A Telefonica também entregou serviços não solicitados e enviou as respectivas cobranças", disse o Procon-SP.
Além de ter cometido essas irregularidades, a empresa deixou de resolver as demandas feitas pelos consumidores por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente dentro do prazo determinado por Decreto Federal, de cinco dias úteis.
A Telefonica informa que não recebeu notificação. Em nota enviada ao UOL, a empresa disse que "entrou em contato com a Fundação Procon SP e, após pedido, teve acesso aos autos. A Vivo avaliará, no prazo legal, o conteúdo do Auto de Infração e o competente recurso".
"Para a Vivo, o foco no cliente é prioridade e esclarece que possui 90% de resolutividade de reclamações preliminares junto à Fundação Procon SP, segundo o ranking de atendimento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor - Sindec", acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.