McDonald's de Portugal cancela campanha que fazia referência a massacre
O McDonald's Portugal removeu cartazes de uma polêmica campanha de Halloween, na qual o consumidor que compra um sundae recebe a oferta de um segundo sundae. A promoção foi batizada de Sundae Blooday Sundae, em referência à música " Sunday Bloody Sunday" , da banda U2.
A canção faz referência ao chamado Domingo Sangrento, uma ofensiva de militares britânicos contra uma passeata de civis desarmados na cidade de Derry (Irlanda do Norte), em 30 de janeiro de 1972, em meio a protestos por liberdades religiosas. O ataque terminou com 14 mortos (entre eles, seis menores de idade) e 26 feridos.
Em 1982, o U2 lançou uma música em homenagem às vítimas da data. "Garrafas quebradas sob os pés de crianças/corpos espalhados em um beco sem saída/Mas eu não vou atender ao chamado da guerra", diz a letra.
As fotos da campanha da rede de fast food em Portugal ganharam as redes sociais e receberam diversas críticas, especialmente de norte-irlandeses. Em contato com a reportagem do UOL, a assessoria de imprensa do McDonald's em Portugal informou que os cartazes da campanha já foram retirados das lanchonetes.
"Para promover a gama de sorvetes Sundae e celebrar o Halloween, alguns restaurantes McDonald's implementaram uma ativação local para assinalar esta data com os seus consumidores. O objetivo desta ativação foi comemorar o Halloween, e a marca nunca teve o intuito de estabelecer qualquer ligação a eventos históricos ou, de alguma forma, insultar alguém", diz o comunicado enviado à reportagem.
Ainda segundo a nota, o McDonald's Portugal lamentou "qualquer ofensa que esta ativação possa ter causado".
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.