IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bancos e BC anunciam mutirão de renegociação de dívidas em dezembro

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

21/11/2019 14h02

Resumo da notícia

  • Evento será realizado de 2 a 6 de dezembro em todas as capitais e Distrito Federal
  • Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e Banrisul participarão
  • 261 agências ficarão abertas até 20h para realizar as renegociações
  • Não foram divulgadas condições de renegociação nem meta de atendimento

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou, em parceria com o Banco Central (BC), um mutirão de renegociação de dívidas que será realizado de 2 a 6 de dezembro em 261 agências de todas as capitais e do Distrito Federal.

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e Banrisul participarão do evento. Um dos diferenciais desse mutirão será o atendimento presencial e personalizado nas agências, que terão horário estendido, ficando abertas até as 20h, segundo Amaury Oliva, diretor de Autorregulação e Relações com Clientes da Febraban. A lista de agências participantes deverá estar disponível na próxima segunda-feira (25), no site da Febraban.

As condições de renegociação, porém, não foram especificadas. Oliva afirmou que há o "compromisso de ter ofertas especiais durante essa semana"."Cada banco vai ter sua política de negociação. Alguns vão ofertar parcelamento, extensão do parcelamento, outros uma nova linha de crédito, que existe, com juros menores, outros descontos", afirmou. "Mas há um compromisso de que durante essa semana haverá condições especiais de negociação."

O BC e a Febraban também disseram que não há meta de pessoas a serem atendidas, nem o perfil desses endividados. "Nós não mensuramos quantos consumidores vão ser atendidos porque esse número depende do interesse do próprio consumidor de buscar os seus bancos e renegociar suas dívidas", afirmou Oliva.

O mutirão faz parte de um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover ações de educação financeira, assinado na tarde desta quinta-feira (21) entre o BC e a Febraban.

Além dessa iniciativa, há outras três previstas até o momento: uma plataforma online de educação financeira, que deve ser lançada no ano que vem, um concurso para premiar iniciativas inovadoras na área e a atuação da Febraban e do BC na Semana Nacional de Educação Financeira.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

Pesquisa: brasileiros pretendem usar 13º para quitara dívidas

Band SP Interior