IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Jornalista e escritora Rosana Jatobá estreia blog em Ecoa

Julia Rodrigues/UOL
Imagem: Julia Rodrigues/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/12/2019 16h21

A jornalista e escritora Rosana Jatobá é a nova blogueira de Ecoa, plataforma de jornalismo do UOL. Nesse espaço, a jornalista pretende abordar assuntos ligados ao meio ambiente que estão repercutindo no noticiário. O primeiro post é uma análise sobre a COP-25, a Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada no início de dezembro, em Madri, na Espanha.

Formada em direito e jornalismo, Jatobá é mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP (Universidade de São Paulo). Sua atuação ao longo de 20 anos de carreira lhe rendeu três prêmios Comunique-se e o Prêmio Chico Mendes na categoria personalidade ambiental, em 2014.

Rosana acredita que a discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade pode chamar mais a atenção se for associada à rotina do brasileiro. A questão da carne vermelha, por exemplo, tem ganhado destaque no noticiário pela alta no preço.

"Isso impacta diretamente o bolso do trabalhador e desperta interesse. Nesse momento, é preciso mostrar alternativas. Falar sobre alimentação saudável, dar dicas de alimentos tão saborosos quanto e que podem, tranquilamente, substituir a carne. Isso ajuda a reduzir o consumo", afirma a jornalista.

Por um mundo melhor

Ecoa nasceu para fazer jornalismo propositivo e contar histórias de pessoas, empresas e organizações que atuam para construir um mundo melhor. Serão reportagens especiais, grandes perfis, documentários, podcasts, artigos, dicas, entre outros conteúdos.

Alinhada com os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), a produção de Ecoa tem o objetivo de trazer soluções, educar, instruir e engajar a audiência e, ao mesmo tempo, amplificar o alcance de quem trabalha para fazer deste um mundo melhor.

O conteúdo abrange nove grandes temas: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Diversidade, Desigualdade, Vida Urbana, Trabalho e Gestão Pública. Elas permeiam todas as 11 seções da plataforma, organizada em três pilares: pessoas, soluções e na prática.

"Há questões urgentes, como o aquecimento global, desafios de todos os tipos, mas há também muita gente inspiradora agindo, criando, se organizando, resolvendo. Queremos mostrar isso", diz Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Que tal entrar nesse movimento? Você pode participar acessando Ecoa e interagindo no Instagram, no Twitter ou no grupo do Facebook: