PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Tem rodízio de carro no Ano-Novo? Bancos abrem? Veja o que funciona

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Agências bancárias e Correios fecham nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
  • Rodízio de veículos na capital paulista segue suspenso até 10 de janeiro
  • Hospitais, prontos-socorros, AMAs 24h e UPAs não param; outras unidades de saúde têm horário alterado
  • Mercados municipais fecham no dia 1º

As agências bancárias não funcionarão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, no feriado de Ano Novo. Nos demais dias da semana do Réveillon (30 de dezembro e 2 e 3 de janeiro), as agências bancárias irão funcionar normalmente.

Mesmo durante o feriado, funcionam normalmente os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile (celular), internet banking, caixas eletrônicos e via telefone nas centrais de atendimento das instituições financeiras.

Quem tem contas de consumo (como água, luz, telefone) que vencem no feriado poderá quitá-las, sem acréscimo de juros ou multa, no dia 2 (primeiro dia útil após o feriado). Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados.

É possível também agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados no serviço de "sacados eletrônicos" poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Rodízio de veículos e Zona Azul

O rodízio municipal de veículos na capital paulista está suspenso para os carros até 10 de janeiro. Continua valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e ônibus de fretamento.

O rodízio municipal restringe a circulação de veículos no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o anel viário da cidade de manhã (das 7h às 10h) e à tarde (das 17h às 20h). O Anel Viário é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Se furar o rodízio, ou seja, transitar em locais e horários não permitidos, a multa é de R$ 130,16 mais quatro pontos na carteira.

A Zona Azul nos bolsões internos e vias no entorno do parque Ibirapuera, em São Paulo, estará suspensa nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais locais da cidade, a fiscalização de estacionamento rotativo continua vigente.

Saúde municipal de São Paulo

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, os hospitais, prontos-socorros, AMAs 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) municipais funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As unidades de AMAs 12h atenderão normalmente das 7h às 19h. As AMA/UBS Integradas funcionarão nos dias 31 e 1º apenas com pronto atendimento, das 7h às 19h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Ambulatórios de Especialidades e a Rede Municipal Especializada em doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)/Aids estarão fechadas nos dias 31 e 1º. Estas unidades funcionarão normalmente nos demais dias, das 7h às 19h. Os CAPS III (24h), as AMAs Especialidades e os Hospitais Dia também não abrirão ao público.

Os Hospitais Veterinários Zona Leste e Zona Norte não abrirão no Ano Novo. No dia 31 de dezembro, o Hospital Veterinário da Zona Leste abrirá para atendimento de plantão das 7h às 12h. Nos demais dias, as duas unidades funcionarão normalmente, a partir das 5h45.

Saúde estadual em São Paulo

No feriado de Ano Novo, os hospitais estaduais de São Paulo funcionarão normalmente, tanto o pronto-socorro quanto os setores de internação. Entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, no entanto, os ambulatórios não abrirão.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os atendimentos nos AME (Ambulatórios Médicos de Especialidades) deverão ocorrer conforme agendamento. Em caso de dúvida, a orientação é que o usuário consulte a unidade.

No Instituto de Geriatria e Gerontologia da capital, o expediente será normal, exceto no dia 1º de janeiro, quando ele estará fechado. O Centro de Referência do Idoso (CRI- Norte) não abrirá nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

As unidades Dose Certa estarão fechadas de 30 de dezembro a 1º de janeiro. Nos dias 2 e 3, as unidades funcionarão em regime de revezamento. A partir de 6 de janeiro, todas as unidades voltam ao horário normal de funcionamento.

As unidades da Fundação Pró-Sangue estarão fechadas de 30 de dezembro a 1º de janeiro, e voltam a funcionar a partir do dia 2. A exceção são os postos Clínicas e Osasco, que funcionarão no dia 31 de dezembro, mas com horário especial (das 8h às 13h. No dia 1º, eles não abrirão.

Agências do INSS

Exceto por duas agências, os postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no estado de São Paulo funcionarão até as 14h no dia 31 de dezembro, e não abrirão no dia 1º de janeiro. O atendimento será normal nos dias 30 de dezembro e 2 de janeiro.

As exceções são as agências do Centro e de Água Branca e a Superintendência Regional do INSS, que não vão funcionar no dia 31 de dezembro porque estão localizadas perto do percurso da Corrida de São Silvestre. Os serviços agendados para esses locais foram antecipados.

Unidades do INSS fechadas em 31 de dezembro na capital paulista:

  • Agência Centro: Rua Cel. Xavier de Toledo, 290
  • Agência Água Branca: Av. Francisco Matarazzo, 345
  • Superintendência Regional do INSS em São Paulo: Viaduto Santa Ifigênia, 266

Poupatempo e Procon

Na semana do Ano Novo, os postos Poupatempo na capital (Sé, Santo Amaro e Itaquera) e em todo o Estado estarão fechados nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Após o feriado, o atendimento volta ao normal, de acordo com o horário de cada posto.

O Procon-SP não abrirá nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O funcionamento será normal nos dias 30 de dezembro e 2 e 3 de janeiro. As unidades do Procon não abrem aos sábados.

Correios

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá atendimento nas agências dos Correios nem entrega de correspondências e encomendas em todo o país. Para os demais dias da semana, o atendimento e as entregas serão realizados normalmente.

Lotéricas

As lotéricas não abrirão no 1º de janeiro, segundo o Sincoesp (Sindicato dos Comissários e Consignatários do Estado de São Paulo (Sincoesp). Em 31 de dezembro, funcionarão até as 18h.

Mercados municipais e supermercados

Os mercados municipais de São Paulo fecham no dia 1º. No dia 31, véspera de Ano Novo, todos os 15 mercados municipais estarão abertos; o funcionamento do Mercadão, no centro da cidade, será das 6h às 18h. No dia 2 de janeiro, estarão fechados o Mercadão e os mercados da Vila Formosa e da Lapa.

Os 16 sacolões municipais funcionam no dia 31, mas fecham no dia 1º. As feiras-livres funcionam normalmente.

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) informou que, em sua maioria, os supermercados paulistas abrirão nos dias 31 até as 18h/20h e permanecerão fechados no feriado de Ano Novo.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

2020 terá 12 feriados em dias de semana

bandrio