Impostômetro: Brasileiros já pagaram R$ 500 bilhões em tributos este ano
O total de taxas, impostos, contribuições e multas pagos pelos brasileiros em 2020 atingiu R$ 500 bilhões na manhã de hoje, segundo cálculo do Impostômetro, ferramenta que mede a carga tributária no país. A marca foi atingida três dias antes em relação ao ano passado.
Com esse valor, seria possível, por exemplo, comprar mais de 400 mil apartamentos de três dormitórios em São Paulo, mais de 13 milhões de carros populares ou mais de 1 bilhão de cestas básicas, de acordo com a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), responsável pelo Impostômetro.
Para o economista da ACSP Emilio Alfieri, o aumento na arrecadação pode ser visto de forma positiva, uma vez que não houve aumento das alíquotas. Outro aspecto positivo é que o rombo público vem caindo: está em 0,7%, em janeiro, enquanto no ano passado estava em 1,2%.
"O que acontecia anteriormente é que aumentava a arrecadação, mas o gasto do governo, e o rombo, também crescia", disse. "Mas agora não está assim, a arrecadação está aumentando e o gasto, caindo", afirmou.
No entanto, segundo o economista, o cenário político atual está atrapalhando a retomada do crescimento, que poderia ser mais rápida se as reformas administrativas e outras necessidades em discussão no Congresso já tivessem sido implantadas.
"Nesse aspecto, preocupa a desarmonia entre os Poderes, que está atrapalhando esse processo de aprovação das medidas que são necessárias para que a economia cresça de forma mais consistente", afirmou Alfieri.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.