IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Enel disponibiliza leitura de cobrança de energia por foto durante pandemia

Serviço permite que o próprio consumidor informe o consumo exibido no medidor - Getty Images
Serviço permite que o próprio consumidor informe o consumo exibido no medidor Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 18h44

A Enel, distribuidora de energia elétrica que opera em quatro estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás), oferece a possibilidade de autoleitura do medidor de energia para clientes residenciais e a pequenos comércios durante a pandemia do coronavírus.

O serviço estará disponível em São Paulo e Goiás durante todo o período de isolamento social. O serviço permite que o próprio consumidor informe à distribuidora com uma foto o consumo exibido no medidor.

"A medida evita que o consumidor tenha que se sujeitar à cobrança de seu consumo mensal pela média dos últimos meses caso não seja possível a leitura presencial devido a redução de funcionários pela distribuidora em tempos de pandemia", explicou Fernando Capez, secretário especial de Defesa do Consumidor de São Paulo.

Para optar pelo serviço, o cliente deve fotografar os números que aparecem no medidor e enviar a um dos canais da Enel. Antes, porém, deve verificar na última conta a data prevista para a próxima leitura, que será o prazo limite para o envio da foto. O registro pode ser feito até dois dias antes da data de leitura.