Procon registra mais de 100% de aumento em reclamações por compras online
O Procon de São Paulo registrou aumento de mais de 100% em reclamações relacionadas a compras feitas pela internet. A maior parte dos atendimentos se queixa da demora ou não entrega de produtos; problemas com cobranças e itens defeituosos também lideram a lista de reclamações.
Segundo o órgão, no primeiro trimestre de 2019 foram 17.108 atendimentos a respeito de vendas online. No mesmo período de 2020, a quantidade saltou para 35.789.
"O comércio está preparado para vender, mas não está preparado para entregar. É inadmissível que neste momento de pandemia, em que as compras online são a única alternativa para as pessoas, as empresas causem tantos transtornos", afirmou o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez, por meio de nota.
Capez anunciou que os casos serão analisados pelo Procon e que as empresas podem ser multadas.
Nos últimos quatro anos, os registros de reclamações sobre compras feitas pela internet vem aumentando. Durante todo o ano de 2016 foram mais de 37 mil atendimentos; 2017, mais de 39 mil; 2018, mais de 41 mil e 2019, mais de 78 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.