Por coronavírus, governo piora estimativa do PIB para -4,7% em 2020
O governo piorou sua expectativa para o desempenho da economia neste ano e agora passou a ver um PIB (Produto Interno Bruto) de -4,7% em 2020. A projeção anterior, publicada em março, era de leve alta de 0,02%. Em valores reais, o governo prevê que o PIB de 2020 alcance R$ 7,155 trilhões.
Além disso, a previsão para a inflação oficial passou de 3,05% ao final do ano para 1,77%, abaixo da meta oficial do governo, que é de 4%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, ou seja, podendo variar entre 5,5% e 2,5%
As estimativas estão no Panorama Macroeconômico, divulgado na manhã de hoje pelo Ministério da Economia. O boletim leva consideração a paralisação das atividades de diversos setores no país por causa da pandemia do coronavírus.
No primeiro trimestre, o governo estima que o PIB tenha registrado queda de 1,3%. O dado oficial ainda não foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Previsão era de 2,4% no começo do ano
A previsão do governo em janeiro era de um crescimento da economia de 2,4% em 2020. A estimativa foi reduzida em março e agora novamente.
A nova projeção para o PIB supera estimativa de economistas ouvidos pelo Banco Central no Boletim Focus, que previram contração de 4,11% da economia.
Já o FMI (Fundo Monetário Internacional) previu, em abril, uma retração de 5,3% para o Brasil em 2020, enquanto o Banco Mundial estimou um recuo de 5%.
*Com Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.