PUBLICIDADE
IPCA
-0,38 Mai.2020
Topo

Receita Federal lança versão digital do CPF em meio a quarentena

ARTE/UOL
Imagem: ARTE/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 15h21

O aplicativo CPF Digital, da Secretaria da Receita Federal, já está disponível para download para smartphones com sistema Android e iOS. A Receita citou o "momento de isolamento social que o país vem vivendo" por causa do novo coronavírus ao anunciar a novidade.

O app traz a versão digital do cartão de CPF, além de um ChatBot para auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF). O CPF Digital também envia notificação push contendo notícias aos usuários.

Funcionalidades

Além de registrar o nascimento de novos brasileiros, há mais de um ano o CPF é a chave de acesso aos serviços públicos. Conforme Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019, o governo instituiu o número de CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão.

No momento, a funcionalidade do chat visará ajudar na Declaração do Imposto de Renda, mas mais tarde pode ser adaptada para tirar outras dúvidas dos cidadãos.

"A proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão", disse o secretário Especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto.

Economia