IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Amazon é a marca mais valiosa do mundo; Microsoft passa Google em ranking

Segundo ranking BrandZ, marca Amazon vale US$ 415,9 bilhões - Getty Images
Segundo ranking BrandZ, marca Amazon vale US$ 415,9 bilhões Imagem: Getty Images

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2020 12h34

A Amazon continua como a marca mais valiosa do mundo. A empresa, que assumiu o 1° lugar do ranking BrandZ no ano passado, viu o valor de sua marca crescer 32% entre 2019 e 2020.

Segundo o estudo, divulgado hoje pela consultoria Kantar e pelo grupo WPP, a marca Amazon vale US$ 415,9 bilhões. Veja a lista das 10 marcas mais valiosas do mundo abaixo.

A Apple continuou em 2° lugar. A Microsoft recuperou a 3ª posição, deixando o 4° lugar para o Google.

A maior queda entre as 10 primeiras do ranking foi do Facebook, que passou do 6° para o 8° lugar. A rede social, que atravessa um boicote publicitário de grandes empresas, perdeu 7% do valor da marca entre 2019 e 2020.

As marcas de tecnologia continuaram a dominar o topo do ranking, representando mais de um terço (37%) do valor das Top 100 e crescendo, em geral, 10% entre 2019 e 2020.

Segundo a Kantar, o ranking utiliza dados de avaliações que incorporam o desempenho do preço das ações desde abril de 2020 para refletir o impacto da covid-19.

"Embora a pandemia tenha impactado a todos, independentemente do tamanho ou da geografia, o investimento consistente em marketing pode e ajudará a sobreviver a uma crise", afirma David Roth, chairman do BrandZ.

Outro destaque é a entrada da Mastercard na lista das 10 primeiras. Segundo a Kantar, a novidade aconteceu devido ao "forte desempenho financeiro, apoiado pelo crescente valor da marca, especialmente no engajamento dos consumidores". Não há nenhuma marca brasileira na lista das 100 marcas mais valiosas.

Confira a lista com as 10 primeiras colocadas no ranking:

  1. Amazon (US$ 415,9 bilhões)
  2. Apple (US$ 352,2 bilhões)
  3. Microsoft (US$ 326,5 bilhões)
  4. Google (US$ 323,6 bilhões)
  5. Visa (US$ 186,8 bilhões)
  6. Alibaba (US$ 152,5 bilhões)
  7. Tencent (US$ 150,9 bilhões)
  8. Facebook (US$ 147,1 bilhões)
  9. McDonald's (US$ 129,3 bilhões)
  10. Mastercard (US$ 108,1 bilhões)

Esta é a 15ª edição do estudo BrandZ. O ranking combina dados de mercado com informações de cerca de 3,8 milhões de consumidores em todo o mundo, cobrindo mais de 17.500 marcas diferentes, em 51 mercados. Para entrarem na lista, as marcas precisam ser propriedade de uma empresa de capital aberto ou que seus dados financeiros sejam publicados em domínio público.