Greve dos entregadores: para quem reclamar se tiver problema com o pedido?
Nesta quarta-feira (1), acontece a paralisação de entregadores de aplicativo em cidades pelo Brasil. Os profissionais da categoria prometem interromper o serviço por 24 horas e protestar por melhores condições de trabalho.
Os entregadores pedem que os clientes não usem os aplicativos nesse período, para apoiar a greve. Mas se o cliente resolver usá-los e pedir uma entrega, de quem é a responsabilidade caso o pedido não chegue?
De acordo com Fábia Puglisi, assessora-chefe do Procon-SP,consumidores que enfrentarem dificuldades com a entrega de produtos comprados por aplicativo em razão da greve devem procurar imediatamente a empresa fornecedora do produto, o restaurante, por exemplo, bem como o aplicativo responsável pela entrega.
Segundo ela, "ambos são igualmente responsáveis pela adequada prestação do serviço".
Se as empresas não resolveram o problema, Fábia recomenda que o cliente registre uma reclamação no site ou no aplicativo do Procon-SP.
Clientes podem reclamar pelo próprio app, dizem empresas
O UOL entrou em contato com empresas de aplicativos para saber como elas se prepararam para atender clientes que venham a fazer pedidos hoje e enfrentem problemas na entrega.
O iFood afirmou que manterá as operações normalmente ao longo do dia e colocará o chat do app à disposição dos usuários.
"Pensando em minimizar as questões envolvendo tempo de atendimento, oferecemos ferramentas de autosserviço, na qual os usuários podem resolver problemas e tirar dúvidas sem a necessidade de entrar em contato com o iFood", diz, em nota.
Já para pedidos feitos a restaurantes que contam com frota própria de entregadores, a empresa destaca que "é possível acionar diretamente o restaurante por meio do chat que aparece na tela de acompanhamento do pedido".
O UberEats disse que manterá os canais abertos a clientes. "Caso algum usuário precise, pode reportar pelo próprio app do Uber Eats, como acontece normalmente. A Uber conta com uma equipe de suporte disponível 24/7 [24 horas por dia, sete dias por semana], que analisa individualmente caso a caso."
A Rappi informou que oferece o canal do chat dentro do próprio aplicativo para suporte aos seus clientes. A empresa afirmou que "reconhece o direito à livre manifestação pacífica e busca continuamente o diálogo com os entregadores parceiros de forma a melhorar a experiência oferecida a eles".
A reportagem entrou em contato com o aplicativo de entrega James, mas a empresa não respondeu até a publicação deste texto.
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