Governo antecipa em até 4 dias saque dos R$ 600; veja quem tem direito
O governo publicou nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União uma portaria que antecipa em até quatro dias a liberação do saque do auxílio emergencial de R$ 600 em dinheiro. A mudança atinge pessoas nascidas entre agosto e setembro e que tiveram a primeira parcela do auxílio depositada na conta poupança da Caixa em 17 de junho.
Com a antecipação, quem nasceu em agosto e setembro poderá sacar e transferir o dinheiro a partir de 13 de julho. Antes, os de agosto só poderiam sacar em 14 de julho, e os de setembro, em 15 de julho.
Nascidos em outubro, novembro ou dezembro terão o dinheiro liberado em 14 de julho. Antes, só poderiam sacar em 16, 17 e 18 de julho, respectivamente.
Segundo a portaria, os beneficiários deste lote de pagamentos são aqueles que se cadastraram no site ou aplicativo da Caixa entre os dias 1º e 26 de maio. O governo ainda não divulgou quando as demais parcelas serão pagas para esse grupo.
Veja o novo calendário de saque:
Data de depósito e saque são diferentes
O pagamento do auxílio emergencial segue dois calendários diferentes. Primeiro, os depósitos são feitos em poupança digital, e o dinheiro só pode ser usado para pagamento de boletos e compras online, por exemplo (não pode ser sacado diretamente). Para esse lote de beneficiários, os depósitos ocorreram nos dias 16 ou 17 de junho.
Em um segundo calendário, o dinheiro é liberado para saque e transferência de acordo com o mês de aniversário.
A regra não vale para quem é do Bolsa Família e tem direito ao auxílio. Essas pessoas não acumulam os dois pagamentos (recebem apenas o que for mais vantajoso) e o saque é autorizado conforme o calendário do Bolsa Família, que leva em conta o dígito final do NIS (Número de Identificação Social).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.