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INSS faz 'drive thru' nacional e com agendamento para entrega de documentos

Agendamento pode ser feito por telefone, site ou aplicativo; objetivo é evitar atendimento presencial em tempos de pandemia - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Agendamento pode ser feito por telefone, site ou aplicativo; objetivo é evitar atendimento presencial em tempos de pandemia Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/08/2020 16h19

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa hoje a prestar o serviço Exigência Expressa apenas mediante agendamento prévio. Desta forma, o cidadão que precisar apresentar documentos complementares à autarquia após pedido deverá agendar o depósito de cópias da documentação em urnas localizadas nas agências da Previdência Social, em uma espécie de drive thru.

O agendamento pode ser feito por telefone (135), pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome. As agências estão atualmente fechadas para o público por causa da pandemia do novo coronavírus. As entregas são feitas sem contato físico e sem acesso ao interior das agências. O segurado não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos.

As exigências são emitidas pelo INSS após análise inicial de pedidos feitos por cidadãos, identificando a necessidade de documentos complementares. Segundo a autarquia, diante da falta de documentação, o segurado é notificado via e-mail, carta, SMS ou aplicativo.

Vale destacar que a Exigência Expressa não pode ser utilizada para cumprimento de exigência de requerimento de auxílio-doença com documento médico. Em casos assim, o segurado só pode anexar documentos pelo Meu INSS.

O serviço vinha sendo oferecido desde o início de julho em caráter experimental no estado de São Paulo, e passa agora a ter abrangência nacional. Durante o funcionamento em cidades paulistas, o total de processos que aguardam cumprimento de exigências caiu de 170 mil para pouco mais de 125 mil.

Como proceder

O segurado que optar pela apresentação dos documentos por meio de Exigência Expressa deve, inicialmente, agendar o serviço. Nesta etapa, será gerado um número de protocolo.

Feito isso, basta colocar uma cópia simples da documentação exigida em um envelope e colocá-lo nas urnas disponíveis nas unidades do INSS. As cópias devem estar legíveis e sem rasuras, e os envelopes precisam ser entregues entre 7h e 13h.

Além da cópia da documentação solicitada, o envelope deve trazer uma autodeclaração, na qual o segurado se responsabiliza pela autenticidade das informações prestadas. O modelo do termo de declaração está no site do INSS.

Do lado de fora, o envelope precisa ser identificado com os seguintes dados:

  • nome completo
  • CPF
  • endereço completo
  • telefone (mesmo que para recado)
  • e-mail, se houver
  • número do protocolo recebido no momento do agendamento da Exigência Expressa

O INSS informa que as cópias entregues não serão devolvidas. A documentação será escaneada e inserida no sistema pelos funcionários do instituto; depois, por segurança, os papéis serão destruídos. O segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.