Governo mantém previsão de -4,7% para o PIB; mercado vê queda de 5,11%
O Ministério da Economia manteve a projeção de queda do PIB (Produto Interno Bruto) em 4,7% para 2020. A equipe econômica espera que a economia brasileira crescerá 3,2% em 2021. O mercado está mais pessimista e espera uma retração de 5,11% do PIB. Entretanto, no próximo ano, a estimativa é de alta de 3,5%.
Os dados fazem parte do Boletim Macrofiscal, da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, e foram divulgados hoje.
"As medidas tomadas pelo governo federal em conjunto Congresso Nacional foram importantes para limitar os efeitos negativos na economia brasileira. No entanto, é importante destacar que a retomada do crescimento sustentável da economia ocorrerá com a elevação da produtividade através das reformas estruturais e da consolidação fiscal", informou a SPE.
Recuperação em curso, diz governo
O Ministério da Economia também declarou que os indicadores econômicos sugerem retomada da atividade no terceiro trimestre, apesar da forte retração da economia no 2º trimestre, quando o PIB registrou queda de 9,7%.
"Esses indicadores mostram que a retomada econômica continua ganhando tração nos meses de julho e agosto. Indústria e o comércio devem ser o motor da atividade no 3º trimestre, já o protagonismo dos serviços deverá ficar evidente nos últimos meses de 2020", afirmou a SPE.
Diante da alta no preço dos alimentos, o governo aumentou a projeção de inflação para 2020. A estimativa passou de 1,6% para 1,83%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.