Instalação da Comissão Mista de Orçamento é cancelada
A instalação da CMO (Comissão Mista de Orçamento) marcada para esta manhã foi novamente adiada. A instalação já havia sido adiada na semana passada em busca de um acordo sobre a distribuição de vagas entre os deputados, a pedido de líderes partidários da Câmara.
A CMO é composta por 40 parlamentares titulares (30 deputados e 10 senadores), com igual número de suplentes. O cálculo para preenchimento das vagas da comissão é feito pelo tamanho das bancadas na época da indicação, feita em abril.
A revisão das vagas pode garantir o cumprimento de acordo anterior para confirmação do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) como presidente da comissão. Esse acordo está sendo questionado.
O senador Marcos Rogério (DEM-RO), que fará parte do colegiado, alertou para o pouco tempo que os parlamentares terão para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Geral da União de 2021, que poderão contemplar o novo programa social do governo. "O prazo é curto e o papel que ela cumpre é fundamental."
Leis orçamentárias
A Comissão de Orçamento é responsável por analisar as leis orçamentárias do governo. Entre elas o LOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2021, o PLN 28/20, que eleva o salário mínimo dos atuais R$ 1.045 para R$ 1.067; e o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2021 (PLN 9/20), que estabelece os parâmetros do orçamento para o ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.