PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Bancos vão abrir no Natal? Há rodízio de carro em SP? Saiba o que funciona

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

23/12/2020 04h00Atualizada em 23/12/2020 08h35

As agências bancárias mudam de horário na quinta-feira (24) e não vão funcionar na sexta-feira (25), dia de Natal. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o calendário de atendimento será igual ao do ano passado. Ou seja:

  • 24/12 - abertura de agências das 9h às 11h (em estados com horário oficial de Brasília) ou das 8h às 10h (para estados com diferença de 1 ou 2 horas em relação a Brasília)
  • 25/12 - agências fechadas
  • 26/12 e 27/12 - fechadas, por ser sábado e domingo

Mesmo durante o feriado, funcionam normalmente os canais alternativos de atendimento bancário, como aplicativos em celular, internet banking, caixas eletrônicos e telefone das centrais de atendimento dos bancos.

Contas de água e luz

Quem tem contas de consumo (como água, luz, telefone) que vencem no feriado poderá quitá-las, sem acréscimo de juros ou multa, no dia 28 (primeiro dia útil após o feriado).

Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados. É possível também agendar o débito das contas de consumo ou pagá-las nos próprios caixas automáticos.

Rodízio de carros em São Paulo será suspenso só dia 25

O rodízio de veículos de São Paulo será mantido nos dias úteis desta semana de Natal. Apenas na sexta (25), que é feriado, o rodízio será suspenso, e os carros com placas de final 9 e 0 poderão circurlar.

Também continuam valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e ônibus e as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Diferentemente de outros anos, quando o rodízio era suspenso por toda a semana, a decisão de continuar restringindo o acesso ao chamado Centro Expandido foi tomada por causa do avanço do coronavírus.

Zona Azul (estacionamento em ruas de São Paulo)

A Zona Azul, estacionamento rotativo da capital paulista, terá o seguinte esquema:

  • 24/12 - operando normalmente em quase todas as regiões
  • 25/12 - segue a regra de feriados (alguns lugares podem ter o estacionamento rotativo cobrado; outros não)

Exceção: áreas de bolsões internos do parque Ibirapuera, e no entorno do parque, que vão ter o cartão Zona Azul digital liberado nos dias 24 e 25.

Shoppings e comércio de rua

Por causa da pandemia de coronavírus, os horários de funcionamento foram alterados.

A maioria dos shoppings vai abrir no dia 24 das 9h às 17h (lojas) e das 11h às 17h (praça de alimentação).

O governo de São Paulo anunciou que o estado entra em fase vermelha entre os dias 25 e 27 e 1º e 3 de janeiro. Assim, shoppings, comércio e galerias ficam proibidos de abrir neste período.

Correios

No dia 25, as agências dos Correios estarão fechadas e não haverá entrega de correspondências em todo o país. Para os demais dias da semana, o atendimento e as entregas serão normais.

Poupatempo e Procon-SP

Os postos do Poupatempo estarão fechados nos dias 25 e 26 de dezembro. No dia 24, véspera de Natal, as unidades de todo o estado estarão abertas até as 12h. O retorno aos atendimentos acontece no horário habitual de cada unidade na segunda-feira, 28.

As unidades do Procon vão abrir normalmente até o dia 24. No dia 25, estarão fechadas. O atendimento volta na segunda-feira.

Agências do INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no estado de São Paulo vão funcionar das 7h às 14h do dia 24, não abrindo no dia 25.

Os atendimentos estão sendo agendados por causa da pandemia.

Serviços de saúde municipais de SP

Os hospitais municipais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento vão atender normalmente nos dias 24 e 25 de dezembro.

As unidades AMA 12h, com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, atenderão das 7h às 19h durante as festas de final de ano.

As AMA/UBS Integradas vão funcionar nos dias 24 e 25, das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à AMA.

Os Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III), que normalmente operam 24h, funcionarão apenas com demandas internas, para pacientes já atendidos. O Caps AD IV Redenção estará aberto ao público durante o período de fim de ano.

As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) fecharão nos dias 24 e 25.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Ambulatórios de Especialidades (AE) e a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids também estarão fechadas nos pontos facultativos e feriados.

As AMA Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os hospitais-dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, não atenderão nos dias 24 e 25 de dezembro, mas abrirão no dia 26 (sábado).

Os hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul abrirão para atendimentos de urgências no dia 24, das 7h às 12h.

Na segunda-feira (28), o atendimento retorna com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações, com atendimento prioritário às urgências e emergências e limitação do acesso a apenas um morador por animal.

Serviços de saúde estaduais de SP

No feriado de Natal, os hospitais estaduais de São Paulo funcionarão normalmente, tanto o pronto-socorro quanto os setores de internação. Os ambulatórios não irão abrir.

Os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) devem ocorrer conforme agendamento. Em caso de dúvida, a orientação é que o usuário consulte a unidade.

A Fundação Pró-Sangue terá um esquema diferenciado neste ano. Todos os postos estarão fechados no dia 25. No dia 24, não vão abrir as unidades de Osasco, Barueri, Stella Maris (Guarulhos) e Dante Pazzanese. As unidades do Hospital de Clínicas e do Mandaqui vão abrir das 8h às 13h.

Errata: o texto foi atualizado
Esta reportagem informava no 11º parágrafo que São Paulo estava em fase amarela e que grande parte dos centros de compra estaria fechada. O texto foi corrigido e atualizado para informar que foi decretada fase vermelha entre 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro, de forma que shoppings, comércio e galeria ficam impedidos de abrir nesses dias.