IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Se pararmos de jogar pedra um no outro, Brasil pode crescer 5%, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
O ministro da Economia, Paulo Guedes Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

26/01/2021 10h58

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que, numa previsão otimista, o PIB (Produto Interno Bruto, a soma de tudo o que é produzido no país) do Brasil pode crescer até 5% neste ano.

Para isso acontecer, segundo Guedes, é preciso que os poderes Executivo e Legislativo parem de "jogar pedra um no outro" e caminhem juntos para aprovar pautas que possam destravar a economia.

"Se deixarmos de lado essa psicologia derrotista, esse descredenciando a democracia, essa vontade de ganhar de qualquer forma o poder político, eu acho que podemos de novo surpreender. O Brasil pode crescer 5%, depende", declarou Guedes.

"Se trabalharmos em vez de jogarmos pedra um no outro, vamos crescer mais. Se ficarmos jogando pedra um no outro, vamos crescer menos", disse o ministro da Economia.

A declaração foi dada na manhã de hoje em uma conferência com investidores promovida pelo banco Credit Suisse. Também participaram da transmissão o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Apesar da previsão otimista, Guedes afirmou que sua expectativa "conservadora" é de que o crescimento da economia brasileira em 2021 fique em torno de 3% a 3,5%.

A estimativa do ministro está em linha com as projeções do mercado financeiro. No último Boletim Focus, divulgado ontem pelo Banco Central, economistas aumentaram a expectativa de crescimento do PIB brasileiro neste ano de 3,45% para 3,49%.