Guedes comemora arrecadação, mas reforça necessidade de vacinação em massa
O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou o resultado da arrecadação de impostos federais, mas ressaltou a necessidade de vacinação em massa para que a economia se recupere da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus
"Foi não só o melhor desempenho em toda a série histórica desde 2000, mas também em todo o bimestre, a arrecadação é um recorde histórico desde o ano 2000, quando teve início a série", disse o ministro após os resultados divulgados pela Receita Federal.
A arrecadação federal registrou crescimento real de 4,3% em fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado, somando R$ 127,7 bilhões. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a arrecadação avançou 0,81% em termos reais, a R$ 308 bilhões.
Apesar do resultado acima do esperado por analistas, o ministro avaliou que "com o recrudescimento da pandemia, nós devemos sofrer algum impacto no mês de abril". Guedes reforçou a necessidade da vacinação em massa para que a economia se recupere, especialmente para a parte mais vulnerável da população.
"Quero dar ênfase para a necessidade de vacinação em massa. Está muito claro hoje que o desemprego, a recessão de hoje, teve uma focalização muito grande particularmente nos mais vulneráveis, os 38 milhões de brasileirios que ganham seu pão, seu dia a dia literalmente a cada dia".
O ministro afirmou que mesmo com a extensão do auxílio emergencial, "temos que evitar a crueldade do sistema, que é escolher ou fica em casa para a sua sobrevivência ou saem se colocando em risco. A vacinação em massa tem que ser acelerada ao máximo para o retorno seguro ao trabalho", completou.
Relembrando os resultados do Caged divulgados na semana passada, com a abertura de mais de 260 mil vagas formais em janeiro, Guedes afirmou que "a economia brasileira em suas três frentes de ação —criação de empregos, capacidade de arrecadação e ritmo de atividade econômica— mostrou que está se recuperando com algum vigor".
UOL Economia+ fará evento para quem quer investir
Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.