IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes comemora arrecadação, mas reforça necessidade de vacinação em massa

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a destacar a necessidade da vacinação em massa para acelerar a recuperação da economia - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a destacar a necessidade da vacinação em massa para acelerar a recuperação da economia Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

22/03/2021 15h35Atualizada em 23/03/2021 08h13

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou o resultado da arrecadação de impostos federais, mas ressaltou a necessidade de vacinação em massa para que a economia se recupere da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus

"Foi não só o melhor desempenho em toda a série histórica desde 2000, mas também em todo o bimestre, a arrecadação é um recorde histórico desde o ano 2000, quando teve início a série", disse o ministro após os resultados divulgados pela Receita Federal.

A arrecadação federal registrou crescimento real de 4,3% em fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado, somando R$ 127,7 bilhões. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a arrecadação avançou 0,81% em termos reais, a R$ 308 bilhões.

Apesar do resultado acima do esperado por analistas, o ministro avaliou que "com o recrudescimento da pandemia, nós devemos sofrer algum impacto no mês de abril". Guedes reforçou a necessidade da vacinação em massa para que a economia se recupere, especialmente para a parte mais vulnerável da população.

"Quero dar ênfase para a necessidade de vacinação em massa. Está muito claro hoje que o desemprego, a recessão de hoje, teve uma focalização muito grande particularmente nos mais vulneráveis, os 38 milhões de brasileirios que ganham seu pão, seu dia a dia literalmente a cada dia".

O ministro afirmou que mesmo com a extensão do auxílio emergencial, "temos que evitar a crueldade do sistema, que é escolher ou fica em casa para a sua sobrevivência ou saem se colocando em risco. A vacinação em massa tem que ser acelerada ao máximo para o retorno seguro ao trabalho", completou.

Relembrando os resultados do Caged divulgados na semana passada, com a abertura de mais de 260 mil vagas formais em janeiro, Guedes afirmou que "a economia brasileira em suas três frentes de ação —criação de empregos, capacidade de arrecadação e ritmo de atividade econômica— mostrou que está se recuperando com algum vigor".

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.