IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Agropecuária é destaque no PIB do 1º tri; indústria e serviços também sobem

Safras de soja, fumo e arroz se destacaram, segundo o IBGE - Paulo Whitaker
Safras de soja, fumo e arroz se destacaram, segundo o IBGE Imagem: Paulo Whitaker

Do UOL, em São Paulo

01/06/2021 09h49

O crescimento de 1,2% do PIB do primeiro trimestre em comparação com o último trimestre de 2020 foi impulsionado principalmente pela agropecuária, que registrou alta de 5,7%. Indústria (0,7%) e serviços (0,4%) também tiveram alta.

Entre as atividades industriais, o avanço foi puxado pelas Indústrias Extrativas (3,2%). Também registraram taxas positivas a construção (2,1%) e a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (0,9%). O único desempenho negativo se deu nas indústrias de transformação (-0,5%).

Nos serviços, houve resultados positivos em transporte, armazenagem e correio (3,6%), intermediação financeira e seguros (1,7%), informação e comunicação (1,4%), comércio (1,2%), atividades imobiliárias (1,0%) e outros serviços (0,1%).

Safras de soja, fumo e arroz se destacam

Quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado, o PIB teve crescimento de 1%, e o setor agropecuário cresceu 5,2%.

Segundo o IBGE, esse resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho positivo de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como soja, fumo e arroz.

Outras culturas que também possuem safra relevante no trimestre, como o milho e mandioca, registraram redução na produção anual.

A pecuária e a pesca apontaram fraco desempenho no primeiro trimestre do ano, enquanto as estimativas para produção florestal foram positivas.