Brasileiro está há 1 ano sem reajuste salarial acima da inflação
Acordos trabalhistas de reajustes salariais ficaram igual ou abaixo da inflação entre junho de 2020 e junho de 2021. Os dados foram levantados pela pesquisa Salariômetro e foram divulgados hoje pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
No mês passado, o reajuste mediano foi de 0.6 pontos enquanto a inflação acumulado do período foi de 8,9%, segundo dados do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Segundo a Fipe, em junho, apenas 27,4% das negociações resultaram em ganhos reais para os trabalhadores. O piso salarial mediano em junho ficou em R$ 1.354.
A pesquisa Salariômetro analisou 42 resultados de acordos trabalhistas nos últimos 12 meses. Segundo a Fipe, os dados indicam que, além de se negociar muito no Brasil, há muita negociação direta e descentralizada.
O acompanhamento das negociações coletivas é realizado por meio dos acordos e convenções depositados na página Mediador do Ministério da Economia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.