IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministro Onyx está 'totalmente alinhado' com nossas políticas, diz Guedes

Ministro da Economia, Paulo Guedes, perdeu Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para Onyx Lorenzoni - Edu Andrade/Ministério da Economia
Ministro da Economia, Paulo Guedes, perdeu Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para Onyx Lorenzoni Imagem: Edu Andrade/Ministério da Economia

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

29/07/2021 11h41Atualizada em 29/07/2021 12h15

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que o novo ministro do Emprego e Previdência, Onyx Lorenzoni, está "totalmente alinhado" com as políticas de sua pasta e dará continuidade ao trabalho que ele vinha fazendo desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

As declarações foram dadas em entrevista coletiva virtual após a divulgação dos dados de empregos formais do Caged. A atribuição, a partir de agora, deixa de ser de Guedes e passa a ser de Onyx.

O [novo] ministério vai seguir com o nosso ministro Onyx Lorenzoni e o nosso secretário-geral, Bruno Bianco, na mesma direção, totalmente alinhado com as nossas políticas.
Paulo Gudes, ministro da Economia

Guedes afirmou que Onyx deve passar a comandar as divulgações de dados do Caged a partir do próximo mês e só não participou da coletiva porque estava em viagem.

Onyx deve anunciar programas de empregos para jovens

O ministro afirmou que "muito em breve", Onyx deve fazer o anúncio de dois programas que estavam sendo desenhados pela Economia, mas que passam agora para o ministério dele: o BIP (Bônus de Inclusão Produtiva) e o BIQ (Bônus de Incentivo à Qualificação Profissional), voltados à geração de empregos para jovens até 26 anos.

Além disso, Guedes declarou que há uma ideia nova de Onyx de criar um serviço social voluntário, que também deverá permitir a inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Guedes lembrou ainda que ele e Onyx estão ao lado do presidente Bolsonaro desde a campanha eleitoral, em 2018, e que o novo ministro do Emprego e Previdência o ajudou a desenhar alguns programas econômicos, como o auxílio emergencial.

"Onyx está comigo desde a campanha eleitoral, desenhou comigo programas sociais até na área de criação de empregos e previdência, onde buscávamos previdência com capitalização e derrubar encargos trabalhistas, que são arma de destruição em massa de empregos", declarou