IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Bolsonaro coloca país à venda', diz oposição sobre Petrobras privatizada

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ter intenção de privatizar Petrobras - Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ter intenção de privatizar Petrobras Imagem: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

14/10/2021 17h16

Políticos da oposição criticaram hoje a ideia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de privatizar a Petrobras. Em entrevista à Rádio Novas de Paz (PE), ele disse que falaria sobre o tema com a equipe econômica.

O líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), disse que o presidente "coloca o país à venda" por ser "incompetente" para "governar e cuidar do patrimônio público". Pelo Twitter, o parlamentar garantiu que lutará para "impedir mais esse absurdo".

A declaração do presidente acontece em meio a seguidas altas de preços dos combustíveis. Bolsonaro tem reclamado, reiteradamente, de ter poder limitado na definição dos valores e por ser apontado como culpado.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a gasolina acumula alta de 57,3% no ano. Já o gás de cozinha teve cerca de 90% de aumento desde março.

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), também criticou a ideia. Segundo ela, Bolsonaro "não tem a menor ideia do que está falando". Na visão da petista, o presidente quer "fugir da responsabilidade e entregar de mão beijada nossa maior estatal".

Já o senador Jean Paul Prates (PT-RN), disse que a declaração do presidente mostra que o governo federal está "entregue à agenda ultraliberal". Em uma sequência de postagens, o parlamentar afirmou, também, que já começou a ser executada uma estratégia que "esfarelou a operação da Petrobras em muitos estados", focando as operações da empresa "apenas no sudeste".

"O governo atesta a incapacidade de gerir um dos maiores bens que foram construídos por nossa nação", escreveu.

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) também não poupou críticas. Para ela, vender a empresa irá aumentar ainda mais os preços e a solução para baixá-los seria "a reestatização da Petrobras".

Veja outras manifestações sobre a fala de Bolsonaro: