UOL Entrevista: Ailton Krenak fala sobre genocídio indígena e desmatamento
Nesta quarta-feira (3), às 10h, o UOL Entrevista recebe o líder indígena Ailton Krenak. A live será transmitida ao vivo pelo Canal UOL e pelas páginas do UOL no YouTube, Facebook e Twitter.
A entrevista será conduzida pela apresentadora Fabíola Cidral e terá as participações dos colunistas Leonardo Sakamoto e Maria Carolina Trevisan.
Krenak tratará da mudança climática na Amazônia e a fala da ativista indígena Txai Suruí, de 24 anos, na abertura da COP26. Em seu discurso, a estudante de direito destacou a importância de proteger a Amazônia e ouvir os povos indígenas. Outro assunto será a acusação de genocídio indígena contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Em 1987, Krenak fez alertas sobre o desmatamento na Amazônia ao discursar na Assembleia Constituinte com o rosto pintado de preto como forma de protesto contra quem ameaça os direitos e tradições indígenas.
Nascido na região do Vale do Rio Doce, onde está localizada a Terra Indígena Krenak, viu sua casa ser devastada após o rompimento da barragem de rejeitos do Fundão, em Mariana (MG). Na ocasião, 19 pessoas morreram e o rio foi arrasado no maior desastre ambiental do país.
Ailton Krenak é jornalista, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e autor dos livros "Ideias para Adiar o Fim do Mundo" e "A Vida Não É Útil".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.