IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos (SP) encerram greve

Movimentação no porto de Santos durante a greve dos caminhoneiros em 1º de novembro - Vinícius de Oliveira/UOL
Movimentação no porto de Santos durante a greve dos caminhoneiros em 1º de novembro Imagem: Vinícius de Oliveira/UOL

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 19h42

Caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos, localizado no litoral sul de São Paulo, encerraram a greve nesta segunda-feira (8), após uma semana de paralisação. A informação foi confirmada ao UOL pela SPA (Santos Port Authority) e também pelo Sintraport (Sindicato dos Operários Portuários de Santos), onde foi realizada a assembleia na tarde de hoje.

Em nota, a administradora portuária informou que o acesso ao Porto de Santos fluiu normalmente durante todo o período de greve, sem retenção ao tráfego nem concentração de caminhões parados.

Segundo a Santos Port Authority, a Polícia Militar, a PRF (Polícia Rodoviária Federal, a PF (Polícia Federal) e a Guarda Portuária, sob a coordenação da Cesportos-SP (Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), órgão responsável pela segurança pública portuária, atuaram numa força-tarefa estratégica para garantir a fluidez das cargas. Um efetivo de 200 homens foi destacado para formar um grande corredor de segurança desde o acesso aos terminais até a subida da Serra do Mar.

O UOL também tentou contato, por telefone e por email com a Sindicam (Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomo de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira), mas ainda não recebeu retorno.

Caminhoneiros autônomos deflagraram uma greve na segunda-feira (1º) para protestar contra a política de preços da Petrobras e a alta no preço do diesel, que reduz os lucros da categoria. O movimento, porém, não teve forte adesão entre os motoristas.

O governo federal também conseguiu na Justiça um total de 29 liminares para impedir bloqueios de grevistas nas estradas — sob risco de multas que poderiam chegar a R$ 1 milhão —, o que acabou enfraquecendo o movimento.

Em Santos, desde a segunda-feira, caminhoneiros almejavam estrangular as operações no porto, impedindo que cargas que chegassem ao local fossem escoadas, forçando o governo a negociar com a categoria. Estimativas dão conta que motoristas autônomos representam aproximadamente 30% dos caminhoneiros que atuam no Porto de Santos, considerado o maior da América Latina.