Black Friday 2021: Procon-SP registra mais de 700 reclamações
O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, recebeu, até a tarde de ontem, 703 reclamações sobre produtos ou serviços ofertados durante a Black Friday 2021.
As empresas que mais receberam reclamações foram a B2W, marca que representa o site e as lojas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato, além da Via S/A, que é dona das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.
De acordo com o Procon, a B2W recebeu 107 queixas e a Via S/A, 96.
Entre os principais problemas relatados pelos consumidores estão atraso ou não entrega (174 registros), pedido cancelado após a finalização da compra (162) e mudança de preço ao finalizar a compra (79).
Além das reclamações, o Procon-SP também orientou 457 consumidores interessados em comprar nesse período.
O número total de reclamações e atendimentos de 2021 cresceu apenas 3% em relação à Black Friday de 2020. Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, esse aumento foi pequeno porque os consumidores estão ficando mais cautelosos.
"Com o consumidor fazendo mais pesquisa, consultando a credibilidade do site, a reputação da empresa, prestando atenção ao preço total oferecido, acrescido à cobrança de frete, de encargos, as reclamações se reduzem aos problemas mais corriqueiros, como atraso e cancelamento do pedido. O balanço geral é positivo", disse Capez.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.