Viagens de negócios crescem em novembro, mas ainda estão 64% abaixo de 2019
Resumo da notícia
- Viagens nacionais alimentam retomada das viagens de negócios
- Mercado internacional ainda travado impede retomada maior do setor
- Veja dados apurados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)
As viagens de negócios apresentaram em novembro crescimento de 23% sobre os números de outubro e atingiram R$ 672,3 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que reúne 22 atividades desse mercado.
No total do ano, o setor acumula faturamento entre janeiro e novembro de R$ 3,840 bilhões, aumento de 10,7% sobre o mesmo período de 2020. Apesar da alta, as vendas ainda estão 64% abaixo do acumulado entre janeiro e novembro de 2019, período anterior à pandemia.
O fraco desempenho das viagens internacionais no momento é o principal obstáculo à retomada mais firme desses negócios. O principal do faturamento tem vindo de viagens nacionais.
O faturamento de novembro confirma a nossa previsão feita ainda no final do primeiro semestre deste ano, de que gradativamente iríamos retomar as viagens corporativas.
Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp
- Jan/nov 2019: R$ 10,659 bilhões
- Jan/nov 2020: R$ 3,470 bilhões
- Jan/nov 2021: R$ 3,840 bilhões
Segundo a entidade, as viagens domésticas tiveram aumento de 104% em relação a novembro de 2020 mas ainda queda de 41% ante mesmo mês de 2019.
A locação de veículos no país apresentou alta de 80% em novembro sobre o mesmo mês de 2020 e de 7% em comparação a novembro de 19.
As viagens internacionais continuam prejudicadas por causa da incerteza em relação a novas cepas da covid-19, como a ômicron, disse o executivo da Abracorp.
"A instabilidade provocada pelo fechamento de fronteiras e novas restrições de entrada interferem na recuperação do mercado internacional", afirmou Tanabe.
O segmento de viagens internacionais teve forte crescimento de 195% em novembro ante o mesmo mês de 2020, mas esse avanço se deu sobre uma base muito baixa, destaca o executivo da Abarcorp, porque o turismo corporativo internacional teve parada praticamente total.
Se comparado a novembro de 2019, as vendas para esse segmento em novembro deste ano ainda representam queda de 54% em comparação a novembro de 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.